Lidianópolis conclui cadastramento de produtores para segunda etapa de distribuição de mudas

Programa pretende distribuir mais de 130 mil mudas de café
A Prefeitura de Lidianópolis concluiu na segunda-feira, dia 21 de janeiro, o cadastramento dos produtores rurais que aderiram à chamada pública para solicitar sua inclusão na segunda etapa Promifruca (Programa Municipal de Fortalecimento da Fruticultura e Cafeicultura de Lidianópolis). Além de inserir seus dados pessoais como CPF, RG e a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), o produtor também solicitava a quantidade de mudas para iniciar o plantio das frutas disponibilizadas, como goiaba, abacate, banana, uva, atemoia, entre outras.
O prefeito Adauto Mandu comenta que a procura foi muito boa e acredita que serão distribuídas cerca de 5 mil mudas de frutas e, aproximadamente, 130 mil mudas de café.
Para ele, esse programa representará uma mudança significativa na economia de Lidianópolis nos próximos anos, pois o produtor consegue ter uma renda maior, com um espaço menor de terra. No ano passado, o município já distribuiu cerca de 5 mil mudas de goiaba e abacate, além do maracujá, que começa a entrar no segundo ano de produção em Lidianópolis. “Nesse ano, estamos priorizando os produtores que não foram atendidos no ano passado; após com o encerramento das inscrições, o técnico vai até a propriedade para verificar as condições do terreno e a demanda para atender o produtor rural”, ressalta o prefeito.
A prefeitura deve investir cerca de R$ 120 mil no Promifruca nesse ano e Mandu ressalta que o município de Lidianópolis tem todas as condições para uma excelente produção de frutas, como clima favorável e solo adequado. “A produção ficará firme nos próximos 3 anos e vamos ter uma evolução muito grande na economia do município e isso vai, certamente, refletir na melhoria da qualidade de vida da cidade”, ressalta.