Por que fazer Gestão em Recursos Humanos na Fatec?

Christiane Singh - coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Christiane Singh - coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

O mercado de trabalho está em transformação, os postos de trabalho tradicionais diminuem a cada dia, na mesma velocidade que a tecnologia suprime e transforma profissões.

Nesse cenário de inovação, transformação e globalização, o mercado exige habilidades cada vez mais específicas dos profissionais e, por essa razão, torna-se fundamental para as organizações a figura do gestor em Recursos Humanos, afinal, mesmo com todas essas transformações, toda e qualquer empresa, seja, pequena, média ou grande, é formada por pessoas.

A coordenadora do curso de Gestão em Recursos Humanos da FATEC, professora Christiane Singh, respondeu alguns dos questionamentos mais comuns sobre a área de RH.

1. O que faz um gestor em Recursos Humanos?

Christiane Singh - A área de atuação é bastante ampla, esse profissional, tem um papel estratégico nas organizações, ele pode atuar no recrutamento e seleção de colaboradores, para vagas abertas na empresa, planeja e executa programas de treinamentos e capacitações, traça estratégias para tornar ou manter o clima organizacional da empresa saudável, desenvolve e gerencia planos de remuneração e benefícios, cargos e salários, políticas de prevenção a acidentes, organiza folha de pagamento e mais uma infinidade de funções, relacionadas ao gerenciamento do capital humano da organização.

2. Um gestor de Recursos Humanos atua apenas em grandes organizações?

Christiane Singh - Com certeza não, toda e qualquer organização necessita de um gestor em RH, para garantir sua estabilidade e produtividade, as pequenas e microempresas, embora tenham muitas vezes um número de colaboradores reduzido, precisa gerenciar esses colaboradores, organizar folha de pagamento, fornecer informações sobre seus funcionários aos órgãos públicos, organizar período de férias e etc. Por essa razão, o curso de RH da FATEC tem disciplinas inovadoras, que buscam proporcionar conhecimentos essenciais para a atuação nas mais diversas organizações, e claro, com olhar especial para as empresas do Vale do Ivaí.

3. A região do Vale do Ivaí tem predominantemente pequenas empresas, muitas delas familiares. Há espaço para o gestor de RH nesse cenário?

Christiane Singh - Especialmente na região de Vale do Ivaí percebe-se uma carência muito grande de Gestores em Recursos Humanos, o que torna o curso de RH ainda mais atrativo, já que as atuais mudanças ocorridas no mercado de trabalho vão exigir cada vez mais um profissional habilitado na área de Recursos Humanos para garantir o sucesso e a boa gestão dessas empresas. O curso de RH da FATEC, procura trabalhar em parceria com a comunidade e, em especial, com as empresas da região, contando, por exemplo, com parceria com a Associação Comercial e Industrial de Ivaiporã – ACISI. Por meio dessa parceria, inclusive, já realizamos diversos processos de recrutamento e seleção para associados, onde todo o processo foi realizado pelos alunos com a supervisão do professor, na disciplina chamada Projeto Integrador.

4. O que estudante pode esperar do curso de RH da Fatec?

Christiane Singh - Um curso dinâmico, moderno que busca desenvolver as habilidades de trabalho em equipe, organização e pro atividade, que são essenciais para um gestor. Essas habilidades são desenvolvidas nas disciplinas que contemplam os quatro semestres do curso, e são aprimoradas, com os cursos de extensão, visitas técnicas, palestras, Wokshop e, principalmente, por meio de atividades práticas junto à comunidade.

5. O gestor de Recursos Humanos atua apenas como empregado em uma empresa?

Christiane Singh - De forma alguma, o Gestor em RH pode, por exemplo, atuar como consultor, prestando serviços a outras empresas. Inclusive, no nosso curso, os alunos têm uma disciplina específica de consultoria, que proporciona todos os conhecimentos necessários para atuar como um consultor, ou seja, ter a sua própria empresa e prestar serviços para outras organizações, realizando processos de recrutamento e seleção, treinamentos, criando planos de cargos e salários, implantando novas políticas de trabalho e etc.

Nosso curso é inovador e alinhado com as exigências do mercado; tem duração de 2 anos, conta com um corpo docente experiente, qualificado, formado por professores, especialista, mestre e doutores. É um curso dinâmico e atual, que permite ao aluno desenvolver todas as habilidades e competências exigidas pelo mercado.

Comentários