Atletismo da região é representado nos 24º Jogos Sul-Americanos Escolares

Equipe masculina é vice-campeã. Por: Divulgação

Equipe masculina é vice-campeã

Fonte: Divulgação

No total, 3 atletas e 2 professores da região foram convocados pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI) e representaram a seleção brasileira de Atletismo T20 nos 24º Jogos Sul-Americanos Escolares, disputados em Arequipa, no Peru, de 1º a 8 de dezembro. Representaram a região os atletas Felipe Gustavo de Moraes, da Apae de Rosário do Ivaí; Ingrid Machado da Conceição, da Escola Municipal do Campo Francisco Ignácio de Almeida, no distrito de Flórida do Ivaí, em Grandes Rios; e Adriele Brandino Silva, da Escola Municipal Bento Viana/Ivaiporã; além dos técnicos Mônica Galdini Afonso, de Grandes Rios e Ewerton Davy Marques Silva, de Ivaiporã. A delegação convocada pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais contou ainda com os atletas Alex Felix de Souza; Lorenzo Martins Carvalho do Nascimento; e Luana dos Santos Guedes, além dos técnicos Edmundo Silva Novaes e José Ricardo Estevão de Oliveira, e do chefe de delegação Humberto Luís Ferreira.

Os representantes da região ajudaram a seleção brasileira a ser vice-campeã por equipes do atletismo no masculino, 3º no feminino na classe DI (atletas com deficiência intelectual) e campeã geral do sul-americano pela 10ª vez. O time brasileiro ficou também com o vice-campeonato do revezamento 5x80 integrado (que reúne atletas DI e regulares) feminino e masculino. Além disso, o atletismo regular brasileiro foi 3º colocado no masculino e campeão no feminino.

Individualmente, Felipe Gustavo de Morais foi 5º nos 80 metros, 6º no salto em distância e 7º no arremesso de peso; Ingrid Machado foi 6ª colocada nos 80 metros e 4ª no arremesso de peso e no salto em distância; enquanto Adriele Brandino ficou em 9º lugar no arremesso de peso e 11º no salto em distância.

A aluna Adrieli Brandino e o técnico Ewerton Marques Silva, que fazem parte do projeto Afavi/UEM, agradecem o apoio do prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, e do diretor municipal de Esportes, Reginaldo Silva.

Os Jogos Sul-Americanos Escolares tiveram a participação de alunos com idades entre 12 e 14 anos, onde participaram Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai, Venezuela, Bonaire e Guiana. A competição é promovida pelo Conselho Sul-Americano de Desportes (Consude), que reúne os países da América do Sul. As modalidades em disputa foram atletismo e atletismo DI (atletas com deficiência intelectual) natação, basquete, tênis de mesa, vôlei, xadrez, futsal, handebol e judô.

Equipe feminina fica em 3º lugar

Equipe feminina fica em 3º lugar

Comentários