Unidades da Coamo comemoram 48 anos de fundação da cooperativa

Em Pitanga, festa reúne convidados e cooperados

Em Pitanga, festa reúne convidados e cooperados

A Coamo de Ivaiporã promoveu, na semana passada, a festa em comemoração aos 48 anos de fundação da cooperativa. O gerente da unidade, Domingos Carlos Fontana, reuniu cooperados e funcionários para a celebração, que contou com bolo comemorativo e um café da manhã especial. O bolo, aliás, foi cortado pelo cooperado Luiz Carvalho, pelo fornecedor Rodrigo Lukasiezicz e funcionário Gildo Ramalho.

Para Domingos Fontana, estar à frente da Coamo em Ivaiporã, nessa comemoração de 48 anos, é muito significativo, principalmente, porque a empresa tem demonstrado, em toda a sua história, a força do cooperativismo, contribuindo e no crescimento em todas as regiões onde está instalada. “Hoje, ela é a maior cooperativa da América Latina e representa 17% de toda a produção do Paraná e isso é o resultado da união, proporcionado pelo espírito cooperativista”, comenta o gerente.

Ele destaca a força da cooperativa como uma alavanca de crescimento das regiões. Ele lembra que em Ivaiporã, por exemplo, são 133 funcionários diretos e, na época da safra, é contratado quase o mesmo número de servidores temporários. Atualmente, a unidade de Ivaiporã é uma das mais atuantes de toda a Coamo, com cerca de 900 cooperados ativos. “Isso envolve bastante gente e a riqueza da Coamo é que está por trás do nosso cooperado e agricultor”, ressalta.

Outro ponto importante de desenvolvimento, citado pelo gerente, é a devolução de sobras relativas ao exercício de 2017, que atingiram cerca de R$ 10,4 milhões, apenas pela gerência de Ivaiporã. “Isso é muito significativo, pois o lucro fica em nosso município e é importante para o crescimento”, salienta.

Comemoração em Pitanga

O gerente da unidade da Coamo de Pitanga, Valdemir de Paula Barbosa, também reuniu funcionários e cooperados para a comemoração dos 48 anos de fundação da cooperativa. Ele lembra que está na empresa há 29 anos e que, mesmo em momentos de crise, a Coamo continuou crescendo e fazendo das dificuldades, oportunidade para se desenvolver ainda mais. “Para mim, é um privilégio e uma satisfação trabalhar em uma empresa como essa, principalmente, pela visão e missão que sempre prega aos funcionários”, salienta. Ainda sobre os funcionários, ele ressalta a estabilidade que muitos conseguem na empresa e grande parte já tem mais de 10 anos.

No entanto, é com os cooperados que a Coamo tem seu principal motivo de existência. Ele ressalta que os 28 mil associados fazem com que ela seja a principal cooperativa da América Latina. “Exportamos esse sistema e estilo de trabalho para todo o mundo e o crescimento da Coamo é fruto do trabalho e dedicação, aliado a uma grande participação dos nossos associados e profissionalismo dos nossos funcionários”, completou o gerente.

Cooperativa em Ivaiporã celebra 48 anos de fundação

Cooperativa em Ivaiporã celebra 48 anos de fundação

Comentários