NRE de Ivaiporã e colégios indígenas realizam 1º Evento Cultural Esportivo Kaingang

Miguel Amaral defende investimento na educação indígena. Por: Antonello Nadal

Miguel Amaral defende investimento na educação indígena

Fonte: Antonello Nadal

O Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã e os colégios estaduais indígenas Professor Sergio Krigrivaja Lucas e Cacique Gregório Kaekchot promoveram, no dia 29 de novembro, no Estádio Manoel Fernandes Silva, no Complexo UEM/Sapecadão, em Ivaiporã, o 1º Evento Esportivo Cultural Kaingang. O objetivo do evento foi fortalecer a cultura indígena da etnia Kaingang, por meio do esporte e da arte.

O evento contou com a participação de profissionais da educação e estudantes indígenas dos colégios Cacique Gregório Kaekchot, da Terra Indígena Ivaí, município de Manoel Ribas; e Professor Sergio Krigrivaja Lucas, Terra Indígena Faxinal, município de Cândido de Abreu, ambos jurisdicionados ao Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã.

As terras indígenas Ivaí e Faxinal contam com uma população de aproximadamente 3 mil pessoas da etnia Kaingang, que somam mais de mil estudantes matriculados nas respectivas instituições de ensino.

A programação da atividade contou com apresentações dos estudantes das terras indígenas Faxinal e Ivaí, jogos tradicionais indígenas, como corrida de tora, 100 metros rasos, cabo de força, arco e flecha a distância, lançamento da lança nas categorias A, B (escolar) e C masculino e feminino (adulto), quando houve premiação para os três primeiros colocados de cada categoria, além de exposição de trabalhos e vendas de artesanatos.

Aldeias Faxinal e Ivaí participam dos Jogos Tradicionais Indígenas

Aldeias Faxinal e Ivaí participam dos Jogos Tradicionais Indígenas

Participaram da cerimônia de abertura, o prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral; vereador Eder Bueno; chefe do NRE de Ivaiporã, Sandra Reis Bueno; coordenadora da equipe pedagógica do NRE de Ivaiporã, Sandra Manesco; representante do Departamento Municipal de Educação, Daiane Soares; técnico pedagógico do NRE de Ivaiporã, Ewerton Davy Marques Silva; técnica pedagógica da educação escolar indígena, Josimara Azevedo; cacique da terra indígena Ivaí, Joel Brun; cacique da terra indígena Faxinal, José Pinheiro; diretoras dos colégios participantes e lideranças indígenas; coordenadoras dos Centros Municipais de Educação; diretor do Campus Vale do Ivaí da UEM, Ricardo Carminato.

A chefe do NRE de Ivaiporã, Sandra Bueno, fez uma saudação aos atletas na língua indígena e agradeceu a presença das autoridades. Ela ressaltou que 200 estudantes indígenas interagiram entre eles por meio dos Jogos Tradicionais Indígenas. “Os jogos e as atividades pedagógicas foram trabalhados pelos 2 colégios, afim de atender a especificidade da educação escolar indígena”, afirmou Sandra Reis.

A coordenadora da equipe pedagógica do NRE, Sandra Manesco, explicou que o evento foi pensado há cerca de 4 anos, quando ela iniciou um trabalho nas aldeias indígenas, com o Pacto Nacional pela Alfabetização nos anos iniciais. “Por isso, parabenizo a equipe do Núcleo Regional de Educação, em especial ao trabalho da Josimara e do Ewerton, que tornaram possível esse momento cultural tão importante”, disse.

O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, comentou a importância de fortalecer a cultura indígena com o evento esportivo cultural do NRE de Ivaiporã. “É uma grande ideia que tem tudo para alcançar muito êxito, porque é um evento que traz para as crianças a noção das nossas origens. Ivaiporã está feliz por receber esse grande evento, que mostra a importância de investir na educação indígena”, ressaltou Miguel Amaral.

Imagem da notícia.

Comentários