UCP apresenta clínica de pequenos animais

Clínica de pequenos animais é apresentada pela Ucp - momento de descerramento da placa inaugural

Clínica de pequenos animais é apresentada pela Ucp - momento de descerramento da placa inaugural

A UCP (Faculdades do Centro do Paraná) de Pitanga apresentou, no dia 28 de novembro, a Clínica Veterinária UCPVET, que será utilizada pelos alunos do curso de Medicina Veterinária. A estrutura, que começa a funcionar a partir do ano que vem, será utilizada no tratamento de pequenos animais. O espaço de mais de 500 m² contará com dois consultórios, raio-x e ultrassom, farmácia veterinária, laboratório clínico, sala de técnica operatória, dois centros cirúrgicos, sala de recuperação, fluidoterapia, indução, higienização, esterilização, além de recepção, vestiários, copa, administração, sala dos professores e salas para estudo.

A coordenadora do curso, Bruna Ayub, informou que essa estrutura possibilitará maior qualidade de ensino, pois irá estreitar as relações entre ensino aprendizagem, além de abrir uma nova possibilidade de desenvolvimento de projetos sociais, visando o atendimento da população mais carente de Pitanga.

A faculdade tem como objetivo formar parceria com entidades e ONG´s, para possibilitar a castração dos animais de rua, reduzindo, em médio e longo prazo, a população desses animais e também contribuindo com o controle de zoonoses.

A coordenadora do curso comentou que a clínica possibilitará o oferecimento de alguns serviços que não existem na região, como por exemplo: o diagnóstico por raio-x. A estrutura montada para a clínica e os serviços a serem oferecidos, possibilitarão uma formação completa aos futuros veterinários.

A solenidade de apresentação da clínica contou com a presença do prefeito de Pitanga, Maicol Callegari Barbosa; do presidente da Câmara de Vereadores, José Veres; do chefe do Núcleo Regional de Educação, Jonas Crensiglova; do secretário municipal de Educação, Alfredo Schavaren; e do ex-prefeito Altair José Zampier.

Para o prefeito Maicol Barbosa, a UCP continua realizando o sonho de muitos pitanguenses e moradores do centro do Paraná, com a oferta de cursos importantes. “Esse grande investimento que foi realizado para o curso de Medicina Veterinária vai ajudar a trabalhar, tanto no crescimento, como em muitas atribuições que a própria clínica pode trazer em benefício da saúde de Pitanga e região”, comenta o prefeito.

Para ele, a UCP continua inovando e elevando o nome de Pitanga para toda a região central do Paraná, e desenvolvendo boas parcerias com o município.

O representante das faculdades integradas UB, Edson Aires, participou da solenidade de apresentação da UCPVET e disse que esse hospital de pequenos animais representará uma vantagem muito grande para os alunos, pois eles poderão desempenhar atividades práticas e estágios, que são fundamentais para a formação.

Ele comentou que esse trabalho social, que será feito junto às ONG´s e à prefeitura, terá critérios para não concorrer com as clínicas particulares do município. A instituição terá o cuidado de oferecer serviços apenas às pessoas que comprovarem não ter condição de pagar pelo tratamento com profissionais já estabelecidos em Pitanga.

A diretora geral da UCP, Jane Silva, falou que a entrega da clínica representa a realização do sonho da instituição de ensino e também dos acadêmicos, e que será fundamental para a formação com qualidade dos alunos. “Com esse espaço, vamos oportunizar a aplicação na prática de todo o aprendizado que eles receberam ao longo do curso”, comentou a diretora. Ela lembrou, ainda, que os alunos já têm na formação, as atividades em laboratórios de anatomia e bioquímica, mas que a parte prática será importante para ajudar a salvar os pequenos animais.

Mesmo com a entrega desse importante investimento, a UCP não para de investir e já começou a construção da clínica de grandes animais, ao lado da nova estrutura. Assim, a faculdade pretende dar uma formação completa ao acadêmico, que pode trabalhar tanto com os pequenos animais, como também com animais de grande porte, levando em consideração a necessidade da região, com a pecuária de leiteira e de corte e também a suinocultura. “Buscamos, dessa forma, atender a formação integral do nosso futuro médico veterinário, passando por todas as experiências possíveis e necessárias para a formação do profissional com excelência”, finalizou Jane Silva.

Acadêmicos e professores do curso de Medicina Veterinária descerram faixa inaugural

Autoridades municipais e representantes da instituição de ensino posam para foto

Convidados conhecem estrutura da Ucpvet

Diretora geral Jane Silva destaca avanços do curso

Professor Edson Aires representante da mantenedora

Maicol Barbosa – prefeito de Pitanga

Bruna Ayub – coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Ucp

Comentários