Conseg lança projeto para ouvir a comunidade

Autoridades mostram urna onde comunidade pode se comunicar com órgãos de segurança

Autoridades mostram urna onde comunidade pode se comunicar com órgãos de segurança

O Conselho Comunitário de Segurança de Ivaiporã (Conseg) deu início, na segunda-feira, dia 5 de novembro, ao projeto Conseg Presente nas Vilas, Bairros e Distritos de Ivaiporã. A ideia da entidade é colocar uma urna em um estabelecimento comercial nos bairros do município, com formulários, onde a população possa assinalar os principais problemas envolvendo a área da segurança pública na localidade. Os moradores podem realizar denúncias de forma anônima ou identificadas sobre a ocorrência de crimes, tráfico de drogas ou mesmo problemas que afetam a segurança dos moradores, como iluminação pública ou poda de árvores. A cada 30 dias os formulários serão recolhidos e encaminhados aos órgãos competentes, como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Prefeitura.

O projeto piloto está sendo desenvolvido na Vila Santa Maria e a urna está colocada na Mercearia Santos, na esquina de acesso ao Hospital Municipal de Ivaiporã. Participaram do lançamento, o presidente do Conselho, Celso Gomes; o vice-presidente Donizete Santos Pires; o delegado de Polícia Civil de Ivaiporã, Gustavo Dante da Silva; e o comandante da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar, capitão Élio Boing.

O presidente Celso Gomes comenta que a ideia do projeto é integrar ainda mais os órgãos de segurança com a comunidade e buscar um debate sobre as situações que envolvam a segurança pública do município. “A nossa preocupação sempre é com a melhoria, esse é um projeto simples, mas que pode ser muito útil, pois as pessoas podem, por meio dos formulários, indicar os problemas que mais afligem a população”, ressalta.

Ele destaca que todas as informações serão mantidas em sigilo e o objetivo é buscar soluções para os problemas que forem apontados pelos moradores.

Para o delegado de Polícia Civil de Ivaiporã, Gustavo Dante da Silva, esse projeto mostra o empenho do Conselho de Segurança no sentido de procurar atender os anseios da comunidade e verificar a sensação de satisfação da população com a segurança pública de Ivaiporã. “Vemos com bons olhos esse projeto, pois a população terá tranquilidade para indicar os problemas de segurança, e essa também é uma forma de aproximar os órgãos de segurança com a comunidade”, destaca o delegado. Para ele, esse projeto vai ajudar a população a confiar no trabalho da Polícia Civil e todas as denúncias serão apuradas pelos órgãos de segurança.

O capitão Élio Boing destaca que esse é mais um canal que o cidadão pode utilizar para se comunicar com a Polícia Militar, que já tem alguns canais como o 190 para situações de emergência e o 181 para denúncias de crimes. “Esse é um canal que tem um sentido mais amplo, onde o cidadão pode denunciar situações de iluminação pública, poda de árvores, entre outras situações”, ressalta o comandante da PM, que parabeniza o Conseg pela iniciativa.

Comentários