Novembro Azul: porque cuidar da saúde também é coisa de homem!

Imagem da notícia.

O mês de novembro foi definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o mês dedicado à conscientização, prevenção e promoção da saúde do homem. Sabe-se que, atualmente, a expectativa de vida masculina é menor do que a da mulher.

Os homens são mais susceptíveis a mortes violentas, a mortes ligadas ao alcoolismo e a doenças cardiovasculares. Além disso, o câncer de próstata é o segundo câncer mais comum do homem (atrás apenas do câncer de pele não melanoma),responsável, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), por 68.220 novos casos em 2018.

Sabemos que a melhor forma de prevenção de doenças é a educação e a informação. Sendo assim, é nosso papel, como médico e profissional da saúde, esclarecer as dúvidas da população.

A primeira pergunta a ser respondida é:

1 - Doutor, o que é a próstata?

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

2 - Quais problemas a próstata pode apresentar?

A próstata pode apresentar três doenças principais: a prostatite (inflamação), a hiperplasia (crescimento) prostático benigno e o câncer de próstata. Após os 40 anos, é esperado o um aumento de tamanho da glândula (Hiperplasia), o que pode levar a compressão da uretra e dificuldade para urinar. O homem percebe que o seu jato urinário fica mais fraco, tem a sensação de esvaziamento incompleto da bexiga após a micção e começa a levantar várias vezes à noite para urinar. O câncer de próstata, ao contrário da hiperplasia prostática, não costuma apresentar sintomas urinários, pois se desenvolve na parte externa da próstata, não comprimindo a uretra (canal urinário).

Esta matéria continua na próxima semana.

Dr. Bruno Nobile Toninello - CRM PR 28933/ RQE 21858

Urologia e Videlaparoscopia

Comentários