Prefeitura de Ivaiporã encerra ações da campanha Outubro Rosa

Profissionais da saúde e convidadas defendem importância da prevenção

Profissionais da saúde e convidadas defendem importância da prevenção

A Prefeitura de Ivaiporã encerrou as ações da campanha Outubro Rosa, por meio do Departamento Municipal de Saúde, na quarta-feira, dia 24 de outubro, na Câmara de Vereadores, onde a ginecologista e obstetra Flávia Cavalheri ministrou uma palestra sobre a temática: “Violência Contra a Mulher”.

O diretor do Departamento Municipal de Saúde, Claudeney Martins, participou do encerramento das ações e, em nome do prefeito Miguel Amaral, reafirmou a importância de realizar exames preventivos de câncer de colo do útero e mamas. “A melhor forma é a prevenção. Em 2017 e 2018, a Prefeitura ofereceu mutirão de exames preventivos, além de disponibiliz[a-los nas Unidades Básicas de Saúde”, lembrou Claudeney Martins.

Na ocasião, houve debate sobre a temática da palestra por profissionais ligados ao Departamento Municipal de Saúde, Creas, Ministério Público e à Comissão da Mulher Advogada da Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). O objetivo foi debater acerca da rede de proteção disponível para prestar apoio a mulheres vítimas de violência doméstica.

A coordenadora municipal de Atenção Primária em Saúde, Janaina Barbosa, afirmou que é importante discutir o assunto uma vez que há muitos relatos de violência contra mulher no país, bem como casos de feminicídio – assassinatos de mulheres cometidos em razão do gênero. No Brasil, a Lei do Feminicídio/2015 estabelece que, quando o homicídio é cometido contra uma mulher, a pena é maior.

Christiane Singh, que é presidente da Comissão da Mulher Advogada da Subseção da OAB, lembrou que, em casos de violência contra a mulher, a vítima pode recorrer ao poder Judiciário, onde os fatos devem ser relatos para evitar que se repitam.

Comentários