IFPR de Ivaiporã recebe pela 1ª vez Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Aluna do 3º ano de Agrorcologia recita poesias de Vinicius de Moraes e Cecília Meireles. Por: Antonello Nadal

Aluna do 3º ano de Agrorcologia recita poesias de Vinicius de Moraes e Cecília Meireles

Fonte: Antonello Nadal

O Campus de Ivaiporã do Instituto Federal do Paraná (IFPR) promoveu na terça-feira, 23 de outubro, a abertura da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, instituída em 1980, e realizada no campus de Ivaiporã pela 1ª vez neste ano.

O objetivo do evento, que no 1º dia contou com a participação de alunos dos 3º e 4º anos e, no 2º dia, é voltado para os alunos de 1º e 2º anos, é incentivar a leitura e a construção do conhecimento, através da difusão do livro, da informação e do acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais. Por isso, a biblioteca do campus oferta até quarta-feira, dia 24 de outubro, palestras, oficinas, exposições e atividades culturais.

A programação do primeiro dia de evento contou com apresentação artística dos alunos; exibição do filme Homem Livre e bate-papo com Danilo Perroti, ciclista que deu a volta ao mundo de bicicleta, passando por 59 países, percorrendo 50 mil quilômetros, durante 3 anos e 3 meses; e um Quiz Literário entre os alunos. Já na quarta-feira, dia 24, ocorrem apresentações artísticas dos alunos; bate-papo com o escritor ivaiporãense Gabriel Tassi Lara, autor do livro Nação Invisível; além de oficinas de RPG, Pinhole e desafio de quebra cabeça, biblio charada, varal literário, exposições dos artistas Rafael Anunciação e Eliane Honório Szpaler; mural Livro que marcou a minha vida e Semana do Perdão (multas).

A auxiliar de biblioteca, Renata Lucas Pereira, destacou que a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca aumenta a divulgação dos livros da biblioteca do campus, além de incentivar os alunos a praticarem a leitura. “A proposta é despertar nos alunos o interesse pela leitura, por atividades culturais, através das exposições de artes”, frisou Renata Pereira.

Comentários