Manoel Ribas realiza ação do Outubro Rosa

Prefeita Bete Camilo parabeniza mulheres pela mobilização

Prefeita Bete Camilo parabeniza mulheres pela mobilização

A Prefeitura de Manoel Ribas realizou uma caminhada para chamar a atenção da população sobre o Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e ao combate ao câncer de mama e de colo de útero. O tradicional evento, que ocorreu na sexta-feira, dia 19 de outubro, teve início com uma caminhada pelas principais avenidas do município e foi encerrada no salão paroquial Santo Antônio, onde foi realizada uma palestra para as mulheres, sorteio de brindes e um café da tarde bastante especial. “Nesse mês, intensificamos a conscientização de um trabalho que é realizado ao longo do ano, mas, em outubro, acontece uma procura maior por parte das mulheres”, comenta a prefeita de Manoel Ribas, Bete Camilo.

Ela lembra que, todos os anos, o município oferece gratuitamente exames de prevenção do câncer de colo de útero e cada mulher, dentro da idade preconizada pelo Ministério da Saúde, tem direito a uma mamografia gratuita por ano, oferecida pelo município. “A procura ocorre durante todo o ano, com a prevenção, que é feita pelas equipes de saúde do município; muitos casos estão sendo detectados no início, evitando que o câncer avance e conseguindo resultados positivos com o tratamento”, disse a prefeita.

Além de oferecer os exames, a Prefeitura de Manoel Ribas também fornece transporte para que as pessoas possam fazer os exames e o deslocamento para os centros maiores, nos casos de tratamento. Bete Camilo lembra que os exames preventivos estão disponíveis nos postos de saúde da área central, onde também as agendadas as mamografias. “A cada ano, percebemos uma adesão maior das mulheres a esse trabalho preventivo e também à participação do Dia D, que visa justamente chamar a atenção para essa situação”, relata a prefeita de Manoel Ribas.

Mulheres participam de caminhada em Manoel Ribas. Por: Renata Hemkemeier

Mulheres participam de caminhada em Manoel Ribas

Fonte: Renata Hemkemeier

Comentários