Lavrador voluntário desenvolve ações de preservação do meio ambiente em Cândido de Abreu

Alunos participam de ação que marca Dia da Árvore

Alunos participam de ação que marca Dia da Árvore

O lavrador do município de Cândido de Abreu, Pedro Kersten, é um apaixonado pelo meio ambiente e pela natureza e tem se disposto a realizar um trabalho voluntário de conscientização sobre a necessidade de preservação da água, com um olhar atento às futuras gerações.

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no mês de setembro, em parceria com a Escola Municipal Vereador Élio Marques, foi recuperada a vegetação de um terreno baldio, onde era uma antiga pista de laço.

Junto com os alunos da instituição de ensino, foram plantadas 240 mudas de árvores nativas, como aroeira salsa, louro, pau d’alho, pau ferro e cambará, entre outras; uma oficina de preservação ambiental também foi desenvolvida com os estudantes. “Acredito que esse plantio de árvores é um gesto nobre e um exercício da cidadania e pretendo dar exemplo, para que outras pessoas continuem esse trabalho”, cita o lavrador.

Segundo Pedro Kersten, esse trabalho voluntário tem como principal motivação conscientizar as futuras gerações sobre a necessidade de preservação da água potável e dos cuidados que são necessários com o meio ambiente. “A minha preocupação é divulgar para que outras pessoas se conscientizem e sigam esse exemplo e também para deixar um legado, não para mim, mas para as futuras gerações”, reafirma.

Ele ressalta que, nos próximos dias, deve iniciar um trabalho voltado à preservação e recuperação das matas às margens do Rio Aleixo, que abastece a cidade de Cândido de Abreu. “As margens estão degradadas e faltam árvores no entorno, por isso, pretendemos fazer um trabalho em parceria com a escola, que acatou a ideia. Esperamos fazer um trabalho muito bonito”, comenta o lavrador.

As mudas para o plantio das árvores foram cedidas pelo viveiro municipal de Cândido de Abreu e o trabalho conta com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente.

Comentários