Advogado lança livro com lembranças de Pitanga, na UCP

Membros da Academia de Letras participam do lançamento do livro

Membros da Academia de Letras participam do lançamento do livro

Por meio de uma parceria entre a UCP, Hospital São Vicente de Paulo e com o apoio da OAB e da Academia de Letras e Artes dos Campos Gerais, o advogado e professor de Direito da UEPG, José Altevir Mereth Barbosa da Cunha, lançou o livro: “De Onde Vim, Onde Estou e Para Onde Volto”. A obra, que tem prefácio assinado por Jeorling Joely Cordeiro Clève, conta com 344 páginas e reúne poesias, causos, contos e crônicas sobre Pitanga e a atuação como advogado e professor, além de episódios vividos em sua vida pessoal.

José Altevir Cunha também relata no livro alguns discursos que foram proferidos em função de solenidades especiais da universidade, como formaturas ou comemoração de aniversários do curso de Direito. “Não é uma biografia, mas uma construção de poesias, crônicas e contos, que foram ocorrendo ao longo do tempo”, define o escritor, que é membro da cadeira 34 da Academia de Letras, sediada em Ponta Grossa.

O advogado é filho de Alcides Barbosa da Cunha e Edazima Dorethea Mereth Cunha e nasceu em Pitanga, em 3 de maio de 1951. É formado pela UEPG em 1976 e, desde o ano seguinte, leciona no curso de Direito da instituição de ensino superior. Especialista em Direito Processual Civil e mestre em Direito Penal, ele já participou de diversas obras literárias, como “Contos e Crônicas da Prática Jurídica” e “Xícara” da Academia de Letras dos Campos Gerais.

Sobre a obra literária lançada em Pitanga, José Altevir Cunha destaca que essa é uma rememoração de sua vida, onde dedica inúmeras páginas do livro a situações e fatos vividos em Pitanga. “Saí fisicamente de Pitanga, mas meu coração sempre ficou aqui nessa cidade”, comenta.

Para o professor, o principal objetivo com esse livro é construir uma obra literária que de alguma forma pudesse ajudar as pessoas. Ele destaca que não tem nenhuma pretensão econômica com esse projeto e, por isso, procurou a UCP e o Hospital São Vicente de Paulo para realizar uma parceria para o lançamento do livro em Pitanga. Para o evento, a cada doação para a instituição hospitalar, o convidado recebia um exemplar. Além disso, o hospital ficou com alguns exemplares que serão revendidos e a renda deverá ser destinada ao setor de pediatria da instituição. “O hospital precisa da sociedade de Pitanga e, como eu nasci aqui, tive a iniciativa de ajudá-lo”, comenta.

Para o ano que vem, José Altevir Cunha pretende lançar mais um livro, falando sobre situações típicas da vida moderna e da advocacia.

A diretora da UCP, Jane Silva, parabenizou o ilustre pitanguense pela iniciativa e disse que a UCP está à disposição para a realização de eventos como esse, que engrandecem a cidade e a região.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Pitanga, Rogério Danguy Cleto, comenta que a presença dos membros da Academia de Letras dos Campos Gerais no evento foi algo inédito na história da região central do Paraná. “Esse livro tem um pouco de amor, paixão e coração e isso é mais importante que tudo”, disse o presidente da OAB.

O diretor administrativo do Hospital São Vicente de Paulo, Tiago Porfírio, agradeceu a parceria e agradeceu ao escritor pela colaboração. “O Hospital atende cerca de 5 mil internamentos, realiza 1,1 mil cirurgias e pelo menos mil partos por ano e essa ajuda é muito importante e, por isso, agradecemos em nome dos voluntários e colaboradores da instituição hospitalar”, frisou.

Reinaldo Petrechen e Luiz Carlos Petrechen ao lado de José Altevir

José Altevir da Cunha

Colaboradores da Ucp e a diretora Jane posam para foto com José Altevir Cunha

Presidente da Oab, Dr. Rogério, destaca presença de representantes da Academia de Letras

Nanci Bassani e Tiago Porfírio agradecem parceria com o escritor

Denise Martins Baptista da Cunha e Jane Silva Buhrer Taques

Apresentação cultural marca evento

Autoridades participam de lançamento de obra literária

Público prestigia lançamento do livro

Comentários