Justiça Eleitoral de Ivaiporã prepara urnas para eleição

Urnas são preparadas as eleições de domingo

Urnas são preparadas as eleições de domingo

A 93ª Zona Eleitoral da Comarca de Ivaiporã está praticamente com tudo pronto para as eleições no domingo, dia 7 de outubro. As seções começam a receber os eleitores a partir das 8h00 e a votação se encerra às 17h00. Caso o eleitor chegue para votar antes da 17h00 e esteja ocorrendo fila, ele receberá uma senha e votará normalmente.

Na segunda-feira, dia 1 de outubro, o cartório eleitoral de Ivaiporã, que contempla também os municípios de Jardim Alegre, Lidianópolis e Arapuã, realizou a solenidade pública de lacração das urnas eletrônicas que serão distribuídas em todos os locais de votação, nos 4 municípios. Os equipamentos foram carregados com os cards de memória com o nome dos eleitores de cada seção e os nomes dos candidatos que concorrem no pleito de domingo. O eleitor votará em 6 candidatos pela ordem: deputado federal (4 dígitos), deputado estadual (5 dígitos), senador 1 (3 dígitos), senador 2 (3 dígitos), governador (2 dígitos) e presidente (2 dígitos).

A orientação é que os eleitores levem os números anotados em um papel e, dessa forma, possam agilizar o processo de votação. Na cabine de votação é proibido o porte do celular, que é considerado crime contra o sigilo de voto, e o eleitor também não deve, ao assinar a lista de presença, anotar o número do candidato que votou, o que também é considerado uma irregularidade. Segundo o chefe do cartório eleitoral de Ivaiporã, Rafael Paschoal Teixeira Santos, todos os mesários foram orientados a inibir esse tipo de comportamento do eleitor.

Segundo a juíza Adriana Marques dos Santos, responsável pela 93ª zona eleitoral de Ivaiporã, até o momento, as eleições têm transcorrido dentro da normalidade, conforme planejado pelo calendário eleitoral. “Até o momento não estamos percebendo a necessidade de intensificação na fiscalização, especialmente por questão de propaganda, que está transcorrendo normalmente, mas continuaremos atentos até domingo e, ser for necessário, e a Justiça Eleitoral for provocada, vamos tomar as providências necessárias”, comenta a juíza.

Com a regulamentação das zonas eleitorais aprovadas no ano passado pelo TRE-PR, a 93ª zona eleitoral recebeu também os municípios de Jardim Alegre e Lidianópolis, que faziam parte da 152ª zona eleitoral, que foi extinta. Já o município de Ariranha do Ivaí foi integrado à zona eleitoral de Manoel Ribas. Nessas eleições, a juíza eleitoral acredita que a transição aconteceu de forma natural e que pode ser mais tranquila que a eleição municipal, mas ainda não foi possível mensurar um aumento significativo no volume de trabalho.

O promotor de justiça, Cleverson Leonardo Tozatte, ressalta que para as eleições de 2020, quando em cada município existe um processo eleitoral diferente, é que será possível observar se existe ou não um aumento no trabalho. Ele também orienta que os eleitores devem evitar aglomerações próximas aos locais de votação, principalmente com pessoas utilizando roupas semelhantes e portando material de campanha, que se caracteriza como propaganda irregular ou boca de urna. Ele chama a atenção para o fato que, nesse ano, não haverá lei seca e, por isso, é importante que os proprietários de bares e lanchonetes também evitem aglomerações, que podem ser o estopim para algum tipo de tumulto.

Mudanças de locais de votação

Com a inclusão de Jardim Alegre e Lidianópolis à zona eleitoral de Ivaiporã, houve uma mudança no número das seções que o eleitor irá votar. A orientação da justiça é que o eleitor baixe o e-título no celular e ele já terá a nova numeração da seção eleitoral que vota. No entanto, em todos os locais onde ocorreu a mudança na numeração, haverá, na porta, tanto o número antigo como o número novo.

Os eleitores das seções 50 e 51 que votavam na Escola Municipal Benjamim Constant, em Lidianópolis, passam a votar nas seções 156 e 157, que foram transferidas para o Colégio Estadual Dom Pedro I, na sede do município. Os eleitores que votavam na Escola Municipal Rural Ana Neri, seções 22 e 23 e na Unidade de Saúde do Bairro dos Baianos, seções 28 e 29, passam a votar nas seções 181, 182, 187 e 188, no Colégio Estadual Cristóvão Colombo; e os eleitores que votam na Escola Municipal Rural José Bonifácio, seções 44 e 45, e Colégio Municipal Duarte Costa, seções 48 e 49, passam a votar nas seções 194, 195, 196 e 197, na Escola Municipal Emílio Ribas.

Já em Ivaiporã, excepcionalmente nas eleições de 2018, os eleitores que tradicionalmente votam no Colégio Estadual Barbosa Ferraz, irão votar no Colégio Santa Olga, já que a instituição de ensino estadual está em reformas.

Cleverson Tozatte, Adriana Santos e Rafael Paschoal Santos

Cleverson Tozatte, Adriana Santos e Rafael Paschoal Santos

Comentários