Outubro Rosa

Imagem da notícia.

O Outubro Rosa é um movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama que surgiu em 1997 nos Estados Unidos. Desde então, são realizadas ações no mundo inteiro com o objetivo de conscientizar as pessoas em relação à prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce e o tratamento imediato, evitando mortes pela doença.

Esta campanha lembra às mulheres que é preciso fazer pelo menos uma consulta de check-up ao ano. O Paraná conta hoje com 135 mamógrafos que atendem pelo SUS nas 22 regionais de saúde.

Câncer de Mama

É o tipo de câncer mais comum e uma das principais causas de morte em mulheres. Se detectado na fase inicial, as chances de cura são grandes.

O câncer de mama é o crescimento desordenado (maligno) de células da mama que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo (metástase).

Sinais e sintomas:

O câncer de mama não dói. Se você perceber alguns destes sintomas procure seu médico:

- Saída de secreção no mamilo

- Nódulos (caroços) palpáveis na axila

- Nódulos (caroços) na mama, com ou sem dor

- Alterações na pele que recobre a mama e o mamilo, deixando-os com aspecto semelhante à casca de laranja

Fator de risco

Fique atenta aos principais fatores de risco do câncer de mama.

- Histórico familiar

- Uso de álcool e fumo

- Maternidade tardia

- Ter mais de 50 anos

- Tratamento com hormônios femininos

Prevenção e diagnóstico precoce

É possível diminuir o risco de a mulher apresentar o câncer de mama durante a sua vida através da adoção de hábitos saudáveis de vida, como:

- Alimentação saudável

- Atividade física

- Controlo do peso corporal

- Não consumir bebida alcoólica e cigarro

Quanto mais cedo for diagnosticada qualquer alteração nas mamas maior a possibilidade de cura. O exame clínico das mamas e a mamografia são formas de fazer a detecção precoce. O exame clínico das mamas deve ser realizado anualmente por profissional de saúde.

Comentários