Aluna de Pitanga vence concurso nacional de redação

Heloísa Blau é vencedora de concurso nacional de redação

Heloísa Blau é vencedora de concurso nacional de redação

Entre mais de 35 mil trabalhos escritos, de 445 escolas dos estados do Amapá, Pará, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, a aluna Heloísa Loch Blau, do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal do Campo Ney Braga de Pitanga, foi a vencedora do concurso nacional Cultural Cooperativista, desenvolvido pelo Instituto Sicoob, que nesse ano teve como tema: “Cooperar para incluir: Um por Todos e Todos por Um”.

Segundo o Instituto, para a premiação da redação, foram avaliados critérios como texto narrativo, sequência lógica, gramática, originalidade e criatividade na construção da obra. A fim de buscar o fortalecimento e a disseminação da cultura cooperativista e promover debates voltados a assuntos correlacionados à inclusão social, preocupação com comunidade e acessibilidade, o projeto finaliza este ano com um crescimento significativo de 25% em relação ao ano anterior.

O resultado foi comemorado por toda a Escola Municipal Ney Braga, que está localizada na comunidade de Vila Nova, e pela Secretaria Municipal de Educação de Pitanga.

Heloísa Blau é festejada pelos alunos da escola Ney Braga

Heloísa Blau é festejada pelos alunos da escola Ney Braga

Heloísa Blau é aluna da professora Shauena Hertdt de Souza e o trabalho teve a orientação da coordenadora Lúcia Lechinski da Silva. No entanto, por problemas médicos, a professora está afastada de sala de aula. A atual professora da vencedora do concurso, Adriana Izabel Vieira, comenta que Heloísa é uma aluna dedicada, participativa, questionadora e realiza todas as atividades. “Ela tem uma desenvoltura muito grande para a produção de texto e em língua portuguesa se destaca mesmo; os textos que ela escreve são ricos em detalhes, ou seja, ela é uma aluna nota 10”, disse a professora.

A diretora da escola Ney Braga, Benilda Loch Blau, que também é mãe da aluna premiada, salientou que para a escola é muito gratificante conseguir esse destaque nacional e demonstra que a luta por uma melhor qualidade na educação é gratificante. “Quando isso acontece, mostra que a luta de toda a nossa equipe está valendo a pena. Todas as redações escritas pela turma foram ótimas, e para tirar três delas deu muito trabalho, mas conseguimos cumprir com o nosso compromisso”, comenta a diretora. Já como mãe, Benilda Loch ressalta que ela é uma aluna crítica, pesquisa muito e é dedicada nos estudos.

Heloísa e a mãe Benilda Blau comemoram primeiro lugar em concurso nacional

Heloísa e a mãe Benilda Blau comemoram primeiro lugar em concurso nacional

Para o gerente do Sicoob de Pitanga, Lucas Ribeiro, o sentimento pela conquista da aluna Heloísa é de plena felicidade e celebração. A premiação da aluna será entregue durante o encerramento do Festival Cultural, que acontece no dia 12 de outubro, no Ginásio de Esportes Lolo Cleve. A aluna receberá um notebook de última geração. Pela vitória na etapa paranaense, ela já ganhou um tablet e, pela classificação na fase regional, todos os alunos da turma passaram uma tarde na cidade de Campo Mourão, com direito a cinema, refrigerante e pipoca. “Já tivemos destaques regionais e estaduais, mas a Heloísa é a primeira que trouxe esse presente para a educação da nossa cidade e isso para o Sicoob de Pitanga é muito gratificante”, comentou o gerente.

Parcerias

O secretário municipal de Educação de Pitanga, Alfredo Schavaren, disse que toda a Secretaria de Educação ficou muito feliz com a conquista, que tem uma dimensão muito grande. Ele destacou a parceria que existe com o Sicoob e com outras instituições que têm ajudado o município a desenvolver projetos de qualidade. “A parceria com o Sicoob está abrindo as portas e, com esse resultado, podemos mostrar para o Brasil inteiro que dentro das escolas de Pitanga tem talentos com competência e habilidade e isso faz com que a educação do município continue em evidência”, disse o secretário.

A redação

A redação ganhadora relata como poderia ser criada uma cooperativa para ajudar a alunos que sofrem de deficiência física e bullying a superar esses problemas. Heloísa Loch Blau comenta que, antes do projeto, a sua turma teve aulas do Proerd (Programa de Educação de Resistência às Drogas e à Violência), que é desenvolvido pela Polícia Militar nas escolas de Pitanga, onde o assunto bullying era muito abordado. “Com a sugestão da professora, inclui no texto as dificuldades dos alunos com deficiência e o resultado foi bom”, disse a aluna.

Ela disse que o principal sentimento da conquista é de felicidade e que acredita que o texto possa ajudar para que ela expresse seus sentimentos e solte sua imaginação. Sobre futuro, Heloísa Blau ainda não decidiu qual carreira pretende seguir, mas acredita que vai ajudar outras pessoas.

Representantes da Secretaria Municipal de Educação e do Sicoob parabenizam aluna pela conquista

Representantes da Secretaria Municipal de Educação e do Sicoob parabenizam aluna pela conquista

Comentários