Evento sobre saúde do homem reúne cerca de 500 pessoas em Pitanga

Atualização da carteira de vacinação é realizada em Pitanga

Atualização da carteira de vacinação é realizada em Pitanga

A Secretaria Municipal de Saúde de Pitanga promoveu na sexta-feira, 24 de agosto, no Centro de Eventos do Lago de Pitanga, um evento do Agosto Azul. A ação ofertou uma série de serviços de saúde aos homens, como atualização da carteira de vacinação, encaminhamento para tratamento dentário, encaminhamento para exames de PSA, aferição de pressão arterial e teste de glicemia, além de outras orientações sobre a saúde do homem. A ação contou com o apoio do curso de técnico de enfermagem do CEEP (Colégio Estadual de Educação Profissionalizante), Miguel Carlos Parolo.

Participaram do evento, o prefeito de Pitanga, Maicol Callegari Barbosa; o presidente da Câmara de Vereadores, José Veres; a secretária municipal de Saúde, Emily Sakurai; a diretora do CEEP, Lucélia Dziubate; além do médico Marcos Lawryniuk, entre outros convidados.

Segundo o prefeito Maicol Barbosa, o número de participantes superou o do ano passado, o que demonstra que os homens estão cada vez mais preocupados com a saúde. “É gratificante ver a união da população de Pitanga, em torno de algo bom e o resultado nos dá ânimo para trabalhar ainda mais”, comentou o prefeito.

Ele destacou que o evento do Agosto Azul, no ano passado, resultou em três diagnósticos precoces de câncer na boca e cinco de problemas na próstata. Desse total, cinco já fizeram tratamento e os outros três estão em tratamento. “Com isso, 8 pessoas da nossa comunidade garantiram uma qualidade de vida melhor, em função de terem participado do evento no ano passado”, comentou.

Maicol Barbosa ressalta que a intenção desses eventos preventivos é tirar o paciente do hospital e evitar a necessidade de medicamentos ou de tratamento de uma doença. “A ação preventiva reduz o movimento nos hospitais e melhora a qualidade de vida da população, que é o nosso foco; para que o paciente possa ter as orientações na UBS e, raramente, necessite de ir para o hospital”, comentou o prefeito.

Autoridades e servidores da secretaria de Saúde posam para foto no evento do Agosto Azul

Autoridades e servidores da secretaria de Saúde posam para foto no evento do Agosto Azul

Comentários