Ivaiporã promove 3º Mamaço para incentivar aleitamento materno

Mamães e bebês participam do 3º Mamaço

Mamães e bebês participam do 3º Mamaço

A Prefeitura de Ivaiporã promoveu o 3º Mamaço, por meio do Departamento Municipal de Saúde, no Centro Cultural da Melhor Idade, na sexta-feira, dia 17 de agosto. O objetivo foi conscientizar as mães sobre a importância da amamentação, abordando o tema: “Amamentação é a Base da Vida”.

A Semana Mundial da Amamentação é comemorada por 150 países, há 26 anos, numa iniciativa da Aliança Mundial para Ação em Alimento Materno. O objetivo é de incentivar e difundir o aleitamento materno como o alicerce de uma boa saúde na infância e ao longo da vida.

Os benefícios da amamentação foram citados pelo diretor do Departamento Municipal de Saúde, Claudeney Martins; coordenadora municipal de Atenção Primária em Saúde, Janaína Barbosa; diretora e coordenadora do Departamento Municipal de Assistência Social, Gertrudes Bernardy e Ione Muchiuti – respectivamente; e pela secretária acadêmica da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí), Lisa Marie da Silva Araújo.

Crianças recebem camisetinha - Movido a Leite Materno

Crianças recebem camisetinha - Movido a Leite Materno

Claudeney Martins lembrou que o leite materno protege os bebês contra doenças, tais como infecções respiratórias e alergias – além de diminuir o risco de morte. “A amamentação não deve se limitar aos 6 meses de vida do bebê, e sim o tempo necessário para garantir a saúde da criança e da mãe, que também previne o câncer de mama, por exemplo”, incentivou Claudeney Martins.

A troca de experiências entre as mães foi estimulada por Gertrudes Bernardy, que defendeu a importância do leite materno para que as crianças cresçam saudáveis, enquanto Ione Muchiuti lembrou que o leite materno é a primeira vacina dada ao bebê, “porque cria muita resistência a doenças e infecções”.

Em seguida, subiu ao palco do Centro Cultural da Melhor Idade o Grupo de Teatro da UBS Monte Castelo, que representou de forma bem humorada os mitos sobre amamentação. As mães também assistiram à palestra sobre “Aleitamento Materno”, ministrada pela enfermeira e consultora em aleitamento materno, Maria Angélica Paiva, e receberam camisetinha – Movido a Leite Materno, brindes e um lanche oferecido pela Prefeitura de Ivaiporã.

No final, foi tirada foto coletiva das mamães amamentando os bebês. O momento foi registrado no Lago Ambiental Jardim Botânico, pela fotógrafa Carol Kozar, enquanto as imagens serão reveladas pela Fatec (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí) e entregues às mamães pelo Departamento Municipal de Saúde – gratuitamente.

O 3º Mamaço contou com a parceria dos Departamentos Municipais de Assistência Social, Cultura e de Educação, bem como com apoio do Sesc e Fatec.

Grupo de Teatro da Ubs Monte Castelo representa de forma bem humorada mitos sobre amamentação

Grupo de Teatro da Ubs Monte Castelo representa de forma bem humorada mitos sobre amamentação

Comentários