Prefeitos buscam apoio do Estado para encaminhar pautas municipalistas em Brasília

Prefeitos participam de reunião com a governadora Cida Borghetti

Prefeitos participam de reunião com a governadora Cida Borghetti

Um conjunto de demandas municipalistas, a maioria incluída na pauta nacional dos prefeitos, foi o tema da reunião no Palácio Iguaçu, nesta segunda-feira, dia 06 de agosto. O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Coronel Vivida, Frank Schiavini, e prefeitos de todas as regiões do Estado apresentaram a série de temas e solicitaram a articulação e o apoio do governo para o encaminhamento em Brasília. Eles foram recebidos pela governadora Cida Borghetti. A Amocentro (Associação dos Municípios do Centro do Paraná) esteve representada pelo presidente e prefeito de Pitanga, Maicol Callegari Barbosa.

Entre os assuntos em pauta, estiveram mudanças na cobrança do Imposto Sobre Serviços (ISS); a indexação da folha de pagamento dos consórcios intermunicipais à folha das prefeituras; e as implicações da Lei Kandir e da Lei dos Precatórios aos municípios. Também foi discutida a implantação de uma nova sede da AMP.

“O diálogo permanente é a melhor forma de resolver os problemas dos municípios. Atuamos em conjunto em defesa dos interesses municipalistas porque precisamos olhar para as pessoas que vivem nas cidades e também para as próximas gerações”, afirmou a governadora.

O presidente da AMP explicou que os pleitos apresentados influenciam diretamente na arrecadação de recursos e nos pagamentos feitos pelos municípios. “São reivindicações importantes na pauta municipalista e que necessitam de uma articulação junto com o Estado. O governo se mostrou muito solícito com relação a essas pautas, foi uma reunião muito positiva”, disse Schiavini.

Participaram da reunião o consultor da Confederação Nacional dos Municípios, Juarez Henrichs; o coordenador de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado, Mauro Munhoz; e os presidentes das associações dos municípios de Campo Mourão (Comcam) Angela Kraus (prefeita de Farol); do Setentrião Paranaense (Amusep), André Luiz Bovo (São Jorge do Ivaí); do Vale do Ivaí (Amuvi), Beto Preto (Apucarana); do Norte Pioneiro (Amunorpi), Joás Michetti (Santana do Itararé); do Sudoeste do Paraná (Amsop) Moacir Fiamoncini (Santa Izabel do Oeste); da Cantuquiriguaçu, Jonatas da Silva (Laranjeiras do Sul); dos Campos Gerais (AMCG), José Sloboda (Jaguariaíva); Entre Rios (Amerios), Darlam Scalco (Pérola); do Médio Paranapanema (Amepar), Luiz Nicácio (Barra do Jacaré); do Norte do Paraná (Amunop), Amin Hannouche (Cornélio Procópio); do Litoral do Paraná (Amlipa), Roberto Justus (Guaratuba); do Centro-Sul do Paraná (Amcespar), Junior Brenatto (Inácio Martins); do Suleste do Paraná (Amsulep), Luís Biscaia (Mandirituba); do Noroeste do Paraná (Amunpar), Carlos Rossato (Paranavaí) e do Médio Noroeste do Paraná (Amenorte), Agnaldo Trevisan (prefeito de São Manoel do Paraná).

Comentários