DICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Expressões Populares – Parte I

Em nossa língua, assim como em outras, existem várias palavras ou expressões utilizadas em sentido conotativo (figurado) e, muitas delas, a maioria das pessoas não sabem sua origem ou seu significado:

NA MORAL

Na moral é uma gíria brasileira que pode ter diversas interpretações, dependendo da região em que é utilizada, como: “por favor”, “sem problemas”, “tranquilo” ou “de boa”.

Esta expressão costuma ser usada principalmente pelos cariocas e paulistas, mas também é comum em outras regiões do sul e sudeste, principalmente.

Por norma, “na moral” é uma tentativa de apaziguar, estrategicamente, uma situação difícil, dando a entender que esta está resolvida, tranquila e amenizada.

Exemplo: “Os bandidos assaltaram a lanchonete, mas eu fiquei na moral”.

A expressão “na moral” ainda pode representar um sinal de conformidade, assertividade ou aprovação de algo.

Exemplo: “Na moral, tu podes me pagar a dívida amanhã”.

Dependendo do contexto, “na moral” também pode significar o pedido de um favor.

“Na moral” também é o título de uma música da banda brasileira Jota Quest, lançada em 2001, no álbum “Discotecagem Pop Variada”.

LACROU

Lacrou é uma gíria que corresponde a um elogio para quem foi muito bem em alguma coisa, que deixou os outros sem fala ou sem reação. Quem lacrou não deixou espaço para que falem mal, quer dizer que aquela pessoa “calou a boca” dos outros, como na frase “lacrou as inimigas”. Ou seja, se lacrou é porque usou de bons argumentos para garantir que não seja desacreditado. A gíria lacrou surgiu como um bordão do youtuber Romagaga em 2013, e foi sendo popularizado entre a comunidade gay como um meme da internet, até chegar ao vocabulário popular. Lacrou na gíria encontra seu sinônimo na palavra arrasou, mas significando um pouco menos de intensidade no “lacre”, ou seja, no argumento ou ação.

Lacradora é quem lacrou. O termo é utilizado apenas no feminino. O correspondente masculino, lacrador, não é utilizado como gíria. Na língua portuguesa formal, lacrou é o pretérito perfeito do verbo lacrar na terceira pessoa do singular. Significa fechar algo com um lacre, ou seja, selar hermeticamente, isolar.

CURTIR

Curtir é um verbo que significa aprovar, gostar, aproveitar algo ou alguém. Como em “curtir a vida”, que quer dizer aproveitar os bons momentos da vida.

A RECÍPROCA É VERDADEIRA

A expressão “a recíproca é verdadeira” é utilizada para demonstrar que uma coisa é igual à outra, geralmente associada a sentimentos como o amor e a amizade.

BON VIVANT

Bon vivant é uma expressão francesa que significa “boa vida” ou que qualifica determinado indivíduo como “amante dos prazeres da vida”. A expressão bon vivant também pode estar relacionada com tudo...

OLHAR 43

Olhar 43 é uma gíria utilizada no Brasil para se referir ao comportamento de alguém quando tenta seduzir outra pessoa, utilizando o olhar como forma de linguagem corporal. Essa gíria surgiu no começo da década de 1980 e ficou nacionalmente conhecida por causa da música “Olhar 43” do grupo musical RPM.

Em trecho da música, o autor explica, superficialmente, qual seria o sentido do olhar 43:

“E pra você eu deixo apenas / Meu olhar 43, / Aquele assim meio de lado / Já saindo / Indo embora, louco por você”.

De acordo com os autores da música, o olhar 43 seria o modo como uma pessoa tímida tenta seduzir outra, olhando fixamente para esta, geralmente com os olhos semicerrados. Desde os anos 1980, o olhar 43 virou sinônimo de charme, uma atitude típica das pessoas que tentam seduzir ou sensualizar de modo discreto.

Comentários