Prefeitura de Pitanga assina convênio para repasse de recursos para Hospital São Vicente de Paulo

Convênio é assinado em Pitanga. Por: Zélia Gzegoski

Convênio é assinado em Pitanga

Fonte: Zélia Gzegoski

A Prefeitura de Pitanga e o Hospital São Vicente de Paulo firmaram convênio na sexta-feira, dia 8 de junho, que determina o repasse mensal de R$ 600 mil, até o final do ano, para o custeio de despesas da instituição. A assinatura foi realizada pelo prefeito Maicol Callegari Barbosa e pela provedora da instituição hospitalar, Nanci Bassani. Diretores do hospital e da prefeitura acompanharam a assinatura do convênio. Segundo o prefeito de Pitanga, esse recurso é fundamental para manter as portas do hospital abertas, tendo em vista que ajuda a complementar os recursos para a manutenção mínima da estrutura da instituição hospitalar.

O prefeito ressaltou que, nesse ano, a prefeitura teve que fazer um esforço de caixa ainda maior para conseguir firmar esse convênio, já que a Câmara não está mais podendo destinar parte das sobras para complementar esse convênio. Os recursos, que no ano passado foram usados para o repasse ao hospital, em 2018 estão sendo destinados para o fundo de previdência, para o pagamento dos servidores inativos do legislativo. “Vamos continuar trabalhando para que o hospital tenha condições de manter um bom atendimento à população”, frisou o prefeito.

Maicol Barbosa lembrou que o município mantém outro convênio com o Hospital São Vicente de Paulo, que custeia o funcionamento do plantão médico, com recursos na ordem de R$ 180 mil por mês, para que a instituição mantenha o atendimento de plantão de médico pediatra e obstetra. “O foco é atender as gestantes e o neonatal, especialmente nos horários de plantão, pois são nessas horas que as pessoas mais precisam do atendimento médico”, comentou Maicol.

O prefeito de Pitanga lembrou que ainda busca discutir com outros municípios da região o repasse de recursos para ajudar no custeio do hospital e também junto ao Governo do Estado a ampliação do convênio para repasses dos recursos do HospSus.

A provedora do Hospital São Vicente de Paulo, Nanci Bassani, assumiu a instituição há poucos dias e comentou que esse recurso é fundamental para a instituição, pois vai permitir que sejam pagas despesas como água, luz e telefone, além da compra de medicamentos e materiais de consumo. Ela comentou também que, na reunião de diretoria, ficaram definidos quais investimentos serão realizados no hospital, e que são urgentes, como melhorias e reformas nos quartos e banheiros. Nanci Bassani salientou que pretende realizar uma reunião com os médicos e enfermeiros, para buscar melhorias para que o hospital continue atendendo a população de Pitanga e região. “O São Vicente de Paulo é o único hospital da região e temos que cuidar e zelar para que ele possa estar à altura da nossa população”, comentou.

Promoção

Apesar da assinatura do convênio, o Hospital São Vicente de Paulo ainda precisa de recursos para conseguir atender melhor a população e, para isso, está sendo estudada a realização de alguma promoção ou projeto, para que a população possa contribuir para que o hospital possa manter o atendimento, tanto com consultas como internamentos.

Comentários