Pitanga imuniza população contra a gripe

Idosos estão entre o principal público-alvo da campanha. Por: Zélia Gzegoski

Idosos estão entre o principal público-alvo da campanha

Fonte: Zélia Gzegoski

O município de Pitanga intensificou as ações para vacinar a população contra a gripe. No sábado, dia 12 de maio, ocorreu o Dia D, quando todas as unidades de saúde da área urbana e algumas da área rural estiveram abertas durante todo o dia, para receber o público prioritário da vacinação. Entre eles, idosos acima de 60 anos; grávidas e mulheres que tiveram filho há menos de 45 dias; crianças com idade entre 6 meses a 4 anos; portadores de doenças crônicas, como hipertensos, professores e profissionais da área da saúde. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, Pitanga tem um público-alvo estimado em 9,6 mil pessoas.

Até a sexta-feira, dia 11 de maio, o primeiro lote com cinco mil doses já havia sido aplicado. No entanto, a secretária de Saúde de Pitanga, Emily Sakurai, explicou que, na estatística da Secretaria de Saúde, não são contabilizados os doentes crônicos e que, em Pitanga, o número é considerável.

Para ela, é importante que a população que ainda não se vacinou procure as unidades de saúde e tome a vacina. Todas unidades de saúde continuam atendendo das 8h00 às 11h30 e das 13h00 às 17h00, de segunda-feira a sexta-feira, até o dia 1 de junho. “Pitanga é uma região bem fria e os casos de gripe podem se agravar nessa condição, por isso, é importante que as pessoas tidas como público-alvo tomem a vacina, para evitar um agravamento da doença, que pode levar a óbito”, comentou a secretária de Saúde.

Ela ressalta que algumas pessoas ainda têm resistência para tomar a vacina, porque em algum momento tiveram um resfriado ou uma gripe mais leve, mesmo estando imunizados. Emily Sakurai destaca que a vacina é para evitar o agravamento da gripe e, por isso, ter uma forma mais atenuada da doença é normal.

Familiares de pessoas que têm dificuldade de locomoção, acamados ou cadeirantes podem procurar a unidade de saúde mais próxima e agendar a vacina, para que a equipe possa ir até a residência realizar a imunização.

Comentários