Artistas do projeto Fazendo Arte Tecendo a Vida entregam mural e escultura a Ivaiporã

Autoridades e artistas mostram painel instalado na parede do Centro Cultural da Melhor Idade. Por: Antonello Nadal

Autoridades e artistas mostram painel instalado na parede do Centro Cultural da Melhor Idade

Fonte: Antonello Nadal

A Prefeitura de Ivaiporã, por meio do Departamento Municipal de Cultura, realizou no sábado, 28 de abril, no Parque Ambiental Jardim Botânico de Ivaiporã, a solenidade de encerramento do projeto Fazendo Arte Tecendo a Vida. O projeto é da escultora Janete Mehl, que está sendo realizado pela ONG curitibana Unicultura e pela Trento Edições Culturais, e foi viabilizado por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) da Secretaria de Estado da Cultura.

Na oportunidade, a escultora e idealizadora do projeto Janete Mehl e o artista plástico muralista Thiago Thipan presentearam o município com duas obras de arte, sendo o mural Raízes e Tradição, pintado na parede do Centro Cultural da Melhor Idade e a escultura Caminhos do Coração, que será instalada na quarta-feira, 2 de maio, e ficará no Parque Ambiental Jardim Botânico. As obras farão parte do patrimônio cultural de Ivaiporã, ambas viabilizadas em parceria com a Prefeitura de Ivaiporã.

Ao todo, o projeto circulará por 8 cidades paranaenses, entre os meses de fevereiro e julho, realizando 24 oficinas de Arte e Educação Patrimonial, voltadas aos alunos de escolas públicas e 16 painéis artísticos.

Em Ivaiporã, o projeto foi realizado nos colégios estaduais Idália Rocha, Barbosa Ferraz e Barão do Cerro Azul. Nestes colégios, os artistas Janete Mehl, Thiago Thipan e Tatiana Zanelatto Domingues, acompanhados da representante da Unicultura, Lis Reis, trabalharam oficinas de patrimônio histórico e educação patrimonial, inserção à arte e arte urbana com alunos do 1º ano do Ensino Médio.

No encerramento das atividades no município, a representante da Unicultura, Lis Reis, agradeceu aos diretores, professores e alunos que participaram do projeto. “O objetivo do projeto é promover a consciência história e a prevenção à depredação de bens patrimoniais, por meio das oficinas. Também ofereceu aos alunos o contato com técnicas artísticas através de oficinas”, afirmou Lis Reis.

A chefe do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã, Sandra Reis Bueno, agradeceu a parceria do projeto Fazendo Arte Tecendo a Vida com o NRE de Ivaiporã e sugeriu que eles voltem ao município em breve para desenvolver o trabalho em todas as escolas estaduais de Ivaiporã. “Tudo que for para o bem da educação e para resgatar a credibilidade da escola pública do estado do Paraná, o NRE de Ivaiporã não medirá esforços”, comentou Sandra Reis.

Representando o prefeito Miguel Amaral, a diretora municipal de Cultura, Amanda Amaral, reforçou que é um privilégio para Ivaiporã estar entre as 8 cidades que receberão o projeto. “Agradeço em nome da Prefeitura de Ivaiporã a homenagem que recebemos com a entrega da pintura mural feita pelo Thiago Thipan e da escultura da Janete Mehl”, finalizou a diretora de cultura.

O evento terminou com uma apresentação de Street Dance do Centro de Dança Pavlova Ballet.

Comentários