TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO:

Como Fazer a Introdução

Devido ao fato do texto dissertativo-argumentativo ser o gênero textual mais cobrado em exames, concursos e vestibulares e ser muito comum a afirmativa das pessoas ao dizerem que não sabem como começar a escrever um texto, ou seja, como introduzir a tese no primeiro ou nos primeiros parágrafos do texto, serão dadas algumas orientações de como começar uma dissertação – argumentativa.

A dissertação-argumentativa é um gênero opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Nele, a opinião é fundamentada com explicações e argumentos, para formar a opinião do leitor, tentando convencê-lo de que a ideia defendida está correta.

1. Conceituar (definir) algo – É a forma mais comum de se começar.

Exemplo: Violência é toda ação marginal que atinge alguém de maneira irreversível: um tiro disparado, um assalto, um amigo ou conhecido que perde a vida inesperadamente por meio de ações inomináveis…

2. Apresentar estratégias argumentativas como dados estatísticos, exemplos, citações, depoimentos... Este modo de apresentar a tese requer um conhecimento prévio sobre o tema, pois, caso o candidato escreva algo errado, pode comprometer seu texto no quesito “coerência externa/verossimilhança”.

Exemplo: O ministro da Educação, Cristovam Buarque, lançou o Mapa da Exclusão Educacional. O estudo do Inep, feito a partir de dados do IBGE e do Censo Educacional do Ministério da Educação, mostra o número de crianças de sete a catorze anos que estão fora das escolas em cada estado.

3. Usando linguagem metafórica ou sentido figurado – Método mais indicado, geralmente, para iniciar redações cujos temas são reflexivos, como amizade, liberdade, solidariedade, entre outros.

Exemplo: Sorteio de vagas na educação… triste Brasil! Tristes e desamparadas criaturas que se transformam em números sem particularidade individual e acabam, como num bingo do analfabetismo, preenchendo cartelas da ignorância. (…)

4. Interrogar o tema – É um tipo de planejamento da redação a partir da transformação do tema em pergunta e das respostas para esta pergunta que, por sua vez, orientariam toda a argumentação e assim pode-se introduzir uma tese, questionando. Mas atenção: todas as perguntas elaboradas devem ser respondidas pelo autor.

Exemplo: O que leva uma pessoa a imigrar para outro país? A busca por uma vida melhor? A fuga de um regime totalitário, de uma crise financeira ou da miséria? Um grande amor?…

5. Traçar uma trajetória histórica – Comparando passado e presente, projetando um futuro.

Exemplo: A história da humanidade deu-se através dos movimentos imigratórios em busca de desenvolvimento, de poder, de riquezas, de conquistas e se dá até hoje pelos mesmos motivos…

Comentários