Tecnocampo da Coamo apresenta novidades

Tecnocampo mostra novas variedades para os produtores rurais

Tecnocampo mostra novas variedades para os produtores rurais

A unidade da Coamo de Ivaiporã promoveu na quinta-feira, dia 22 de fevereiro, a primeira edição do Tecnocampo, evento que apresenta as variedades de soja, novidades em defensivos e também maquinários e equipamentos. O responsável pelo departamento técnico da Coamo, agrônomo Fernando Soster, destacou que nesse ano, além de apresentar 23 novos cultivares de soja, o evento apresentou maquinários e equipamentos das empresas parceiras e também mostrou aos produtores da região algumas orientações, como a inoculação e coinoculação; o aplicativo Gestor Rural que auxilia o produtor na gestão da propriedade e pode ser utilizado no computador e no celular. Os técnicos da Coamo falaram sobre a agricultura de precisão e orientações diversas sobre a atividade rural.

Segundo Soster, o Tecnocampo possibilita que o agricultor conheça as novas variedades e como elas se adaptam ao clima da região de Ivaiporã. Ele destacou que, entre os estandes, um dos principais trabalhos foi em relação à inoculação e coinoculação, que é uma técnica muito barata e substitui a aplicação de 1,5 tonelada de ureia por alqueire. Outro assunto bastante abordado no dia de campo tem relação com o aumento nos níveis de adubação que, segundo o agrônomo, continuam nos mesmos níveis de dez anos atrás. “Não podemos trabalhar com o mesmo nível de adubação com os níveis de produtividades que temos hoje; o produtor precisa aumentar os níveis de fertilizantes no solo, para que as plantas tenham um alto potencial produtivo”, comentou.

Segundo o gerente da unidade da Coamo de Ivaiporã, Domingos Fontana, o objetivo do Tecnocampo é difundir os materiais que as diversas empresas parceiras repassam à cooperativa, dentro das características de clima e solo da região de Ivaiporã. “Por meio deste evento, o produtor pode tomar decisões e, junto com os técnicos da Coamo, escolher o melhor para sua propriedade. O objetivo é trazer essas tecnologias e auxiliar com outras ferramentas, como o Gestor Rural”, disse o gerente da unidade.

Domingos Fontana – gerente da unidade da Coamo de Ivaiporã

Domingos Fontana – gerente da unidade da Coamo de Ivaiporã

Comentários