Coamo/Pitanga, novidades tecnológicas no Dia de Campo

Dia de Campo reuniu centenas de produtores em Pitanga

Dia de Campo reuniu centenas de produtores em Pitanga

A unidade da Coamo de Pitanga realizou, na semana passada, seu tradicional Dia de Campo de Verão 2018, para apresentar aos produtores as principais novidades em variedades de soja e milho, além de inovações tecnológicas apresentadas pelas empresas parceiras. O evento foi realizado no campo experimental da unidade, na localidade de Bom Retiro, e teve a participação de cerca de 300 produtores.

Foram apresentadas 26 variedades de soja e 24 híbridos de milho, além de novidades em fertilizantes, defensivos agrícolas e maquinários. Nos estandes, a cooperativa orientou os cooperados sobre a agricultura de precisão Coamo e também sobre o programa Gestor Rural, uma ferramenta que tem ajudado os produtores na gestão da propriedade e que pode ser utilizada no computador ou através de um aplicativo no celular.

O gerente da unidade da Coamo de Pitanga, Valdemir de Paula Barbosa, o Miro, comentou que o objetivo desse dia de campo é mostrar as principais novidades do mercado aos cooperados, principalmente em sementes e novas tecnologias, todas voltadas a melhorias da produtividade e solução de problemas do produtor rural. O gerente lembra que a safra de 2017/2018 foi marcada por dois momentos impactantes, a seca no início da safra e as chuvas no final do ciclo de desenvolvimento das lavouras. “Nesse dia de campo, o produtor consegue perceber como cada cultivar se comportou dentro desse clima e das características de solo da nossa região e, com isso, ele pode planejar melhor a safra que começa plantar a partir do mês de setembro desse ano”, comenta o gerente. Ele ressalta ainda que a cooperativa deve lançar, nos próximos dias, o Plano Safra 2018/2019, quando o produtor já pode encomendar seus produtos e sementes.

Outro aspecto importante do Dia de Campo da Coamo de Pitanga é que todas as lavouras que apresentam as novas variedades de soja e milho são acompanhadas pelos técnicos da cooperativa, com a aplicação e adubação recomendada pelo fabricante e, com isso, o cooperado tem a certeza que o resultado constatado no campo experimental é o mesmo que ele teria caso tivesse sido plantado em sua propriedade. “O pensamento do presidente da Coamo, Aroldo Galassini, e reproduzido por todos os funcionários da cooperativa, é sempre oferecer ao produtor o que há de melhor”, disse o gerente da unidade.

O cooperado Lucas Donatto, que é produtor na localidade de Borboleta Anjo da Guarda, prestigiou o evento e comentou que a participação no Dia de Campo é importante para que os produtores possam conhecer as novas tecnologias e como elas ajudam a melhorar a produtividade e desenvolvimento das lavouras. O agricultor comentou que, praticamente, todas as inovações que ele colocou em sua propriedade foram apresentadas, primeiramente, no Dia de Campo da Coamo. “Esse atendimento que temos da cooperativa é muito importante, pois dessa forma conhecemos formas de cultivo e uma nova variedade de sementes, e assim conseguimos ter o melhor desempenho das nossas lavouras”, comentou.

O produtor Celso Chenet, também da localidade de Borboleta Anjo da Guarda, disse que o Dia de Campo é muito importante para que os produtores possam conhecer as novas variedades e tecnologias, que estão disponíveis e que auxiliam no dia a dia do trabalho no campo. “Com esse conhecimento que temos aqui, conseguimos planejar melhor o plantio e a variedade que vamos colocar no campo”, ressalta o agricultor. Para ele, esse apoio da cooperativa é significativo, pois nessas ações desenvolvidas pela Coamo o agricultor encontra tudo o que precisa para a produção rural.

As empresas parceiras da Coamo destacam contato com cooperados

O representante da Syngenta, José Carlos Soares, o Carlos Zoleu, comentou que a Syngenta é hoje a maior empresa do agronegócio no mundo e tem uma parceria importante com a Coamo, que é a maior cooperativa da América Latina. “Através dessa parceria, conseguimos unir forças desde a pesquisa, passando pela experiência de campo, e fazendo a ponte, levando as novas tecnologias e inovações para aumentar a produtividade do agricultor”, frisou o técnico.

Para ele, o contato com o agricultor, que é proporcionado no dia de campo, é fundamental para o surgimento de novas tecnologias e atendimento das demandas dos produtores rurais. “Nesses eventos, eles passam o que precisam e cabe às empresas desenvolverem as soluções para atender as necessidades apresentadas pelo homem do campo”, disse o representante da Syngenta.

O técnico de vendas da Bayer, Gilmar Razini dos Passos, comentou que a Coamo é atualmente a principal parceira da multinacional e isso se fortaleceu ao longo dos anos, através do trabalho sério que a empresa desenvolve em toda a sua área de atuação. “Esse dia de campo sempre é importante para que o agricultor possa ver essas tecnologias em prática e, dessa forma, consiga tomar a melhor decisão, de quando e como usar essas inovações que têm à disposição”, comentou Passos.

26 variedades de soja são apresentadas

Valdemir de Paula Barbosa e o produtor Celso Chenet

Cooperado Lucas Donatto prestigia o dia de campo

Engenheiro agrônomo da Syngenta, Carlos Zoleu

Engenheiro agrônmo e técnico de vendas da Bayer, Gilmar Razini dos Passos

Produtor Celso Chenet confere as novidades

Produtores acompanham explanações no Dia de Campo da Coamo

Variedades de soja são apresentadas

Novas tecnologias são demonstradas aos cooperadores

Comentários