Dia de Campo da Fermancon reúne produtores de Pitanga e região

Agricultores conhecem variedades no Dia de Campo da Fermacon

Agricultores conhecem variedades no Dia de Campo da Fermacon

Mesmo com a soja próxima de ser colhida, os produtores rurais de Pitanga já começam a planejar a safra do próximo ano. Uma das ferramentas para o planejamento do que será plantado é a participação no Dia de Campo da Fermacon. O evento chegou a sua 9ª edição, realizado na sexta-feira, dia 16 de fevereiro, no campo experimental da empresa, na rodovia PR-466, na saída para Guarapuava. O proprietário Edson Luiz Porfírio comentou que a ideia a cada ano é ampliar o evento, apresentando novidades para o milho, soja, feijão, pastagens, além de produtos e tecnologias que ajudam na produção do campo. “Aqui os produtores têm a oportunidade de ver como esses produtos se desenvolvem no clima e no solo de Pitanga, avaliar e programar sobre o que pretendem plantar na próxima safra”, comentou.

Nessa edição do dia de campo, os visitantes conheceram 14 híbridos de milho, tanto para silagem como para grão; 18 variedades de soja, sendo 3 inéditas e exclusivas da Fermacon; além de novos cultivares de feijão e pastagens. “Com isso, o produtor pode se programar sobre qual variedade e época será melhor para o plantio e tomar a decisão. E assim já reservam os insumos e as sementes para a safra que começa a ser plantada a partir de setembro”, ressalta.

Além de conhecer novas variedades, Edson Luiz Porfírio ressalta que o produtor consegue trocar experiências, conversando com outros produtores, esclarecer dúvidas e, dessa forma, tomar a melhor decisão. Ele também comentou que outra parte importante do evento é a apresentação da linha de nutrição animal, sendo que a Fermacon conta com a fábrica de ração Geração e, nesse ano, apresenta a linha de suplementos minerais. “Temos tido uma boa aceitação, já que Pitanga e região têm uma extensa bacia leiteira”, disse o proprietário da Fermacon.

O engenheiro agrônomo da Fermacon, Willian Zanella, ressaltou que a organização teve início no mês de setembro, com o plantio das lavouras, para que o produtor pudesse ver como cada cultivar se adapta à realidade do município. “Como trabalhamos também com produtores da região, precisamos mostrar a realidade de cada lugar e temos o cuidado ao realizar esse trabalho”, disse Willian.

Os proprietários da Fermacon: Edson Júnior, Maria Luiza e Edson Porfirio

Pedro Folmer, Alceu Nascimento, Marcos Folmer e Adilson Vujanski de Lima

Fermacon apresenta novidades no evento de 2018

Edson Porfírio, prefeito Maicol Barbosa e secretário da Agricultura Juliano Lipovieski

Comentários