A importância da gratidão

Existe uma frase da Oprah Winfrey que diz “se você olha para o que você tem na vida, você sempre terá mais. Se você olha para o que não tem na vida, você nunca terá o suficiente”. Muitas pessoas não entendem que quanto mais agradecemos por tudo aquilo que possuímos mais atraímos conquistas incríveis para nossas vidas. Se uma pessoa é acostumada a agradecer pelas pequenas coisas não tardará a chegar um momento que terá grandes coisas pelas quais agradecer.

Ser uma pessoa grata é ser alguém mais positivo, com mais qualidade de vida até em termos de saúde. Está comprovado pela neurociência o quanto agradecer pode nos tornar indivíduos melhores em todos os aspectos. E quando eu digo ser grato é também aprender a valorizar os momentos adversos sempre agradecendo pelos ensinamentos que eles trouxeram.

Um psicólogo americano chamado Abraham Maslow percebeu através dos seus estudos que as pessoas que agradecem são mais felizes. Inclusive, praticar a gratidão é uma qualidade vital para a saúde emocional. Afinal, tais pessoas agradecem por aquilo que têm e não desenvolvem uma ansiedade pelo que vislumbram conquistar.

É bom lembrar que através do agradecimento estamos expandido o nosso mundo e também a nossa maneira de ser.

Como ser uma pessoa mais grata

O primeiro passo é aprender a sorrir mais. Sabe aquele momento que você cruza o caminho de alguém na rua? Então… dê um sorriso e pense “obrigado por ter cruzado o meu caminho, sou grato por isso”. Simples, praticou a gratidão. Outra maneira fácil de ser grato é através do conforto material. Você possui um chuveiro elétrico para tomar um bom banho quente? Quem sabe uma cama confortável para repousar? Talvez você faça quatro refeições diárias e mais do que isso? Aposto que agora você já consegue imaginar o quanto possui em conforto material que tem esquecido de agradecer, não é mesmo?

Outra maneira excelente de ser grato é através dos elogios. Sabe aquele amigo que participou de alguma maneira da sua vida? Faça um elogio, o agradeça por ter feito parte da sua vida. Com relação ao elogio é fundamental que você agradeça quando alguém o elogiar, por mais simples possa ser. Por fim, vale lembrar que você não deve devolver imediatamente o elogio, mas sim agradecer e aproveitar o prazer que o elogio pode trazer.

Por Douglas Teixeira

Comentários