Ação da prefeitura muda vida de assentados em Lunardelli

Com ruas foram cascalhadas, a energia elétrica é levada aos moradores

Com ruas foram cascalhadas, a energia elétrica é levada aos moradores

A vida dos moradores do Assentamento Nossa Senhora do Rocio, de Lunardelli, mudou bastante em um ano. Com várias intervenções realizadas pela prefeitura, a vida dos assentados está melhor. A história do assentamento Nossa Senhora Aparecida começa ainda no ano de 2014, quando a prefeitura adquiriu um terreno de dois alqueires para a construção de casas populares. Como o projeto não andava, um grupo de moradores resolveu invadir o local, mesmo sem a estrutura mínima, como rede de água ou energia elétrica.

Quando assumiu o mandado, há um ano, uma das preocupações do prefeito Reinaldo Grola foi justamente dar condições mínimas para que os moradores pudessem ter uma vida digna. “Quando assumimos, cerca de 100 famílias estavam lá, em condição sub-humana, sem energia ou água potável, ou nenhum tipo de serviço público”, comentou.

Uma das primeiras medidas que a prefeitura tomou foi com relação à falta de energia elétrica e, para isso, buscou apoio junto a Copel e, graças ao trabalho forte junto à instituição, hoje, os moradores contam com iluminação pública e cada um deles com seu medidor individual. Outra ação importante foi melhorar o abastecimento de água, mesmo sem a rede da Sanepar estar disponível para os moradores. “Já podemos garantir que, em breve, a Sanepar vai implantar a rede de água também para atender cada moradia e junto deve ir a rede de coleta de esgoto”, afirmou o prefeito Reinaldo Grola.

Já entre os serviços públicos, a prefeitura fez a abertura e cascalhamento de ruas, realiza o serviço de coleta de lixo e transporte escolar, além da visita das agentes comunitárias de saúde.

A Prefeitura de Lunardelli conseguiu, junto ao Instituto das Águas, a doação de manilhas para a implantação de galerias de águas pluviais e vai melhorar o escoamento de água na localidade. “Estamos trabalhando para deixar o local bem urbanizado, pois sabemos que as pessoas que moram lá porque realmente não têm casa própria e, hoje, o sonho de todo o cidadão é oferecer um teto para seus filhos”, disse o prefeito.

Família Paranaense

Com relação aos terrenos que estão vazios, o prefeito Reinaldo Grola comentou que a prefeitura já instituiu um programa habitacional e que fará a doação para famílias selecionadas no programa Família Paranaense. A expectativa é que pelo menos 35 terrenos sejam inseridos neste programa.

Moradores destacam melhorias realizadas pelo município no assentamento

O Paraná Centro ouviu alguns moradores do Assentamento Nossa Senhora do Rocio, que demonstram a satisfação em relação aos serviços que a prefeitura tem disponibilizado.

Júlio Sebastião da Rocha

Júlio Sebastião da Rocha

“A situação estava difícil, não tinha água e energia elétrica e nem cascalhamento, era bem complicada a situação, e tínhamos que buscar água longe; a iluminação dentro de casa era com luz de velas e não podíamos ter nem geladeira. Hoje, a situação melhorou 100%, o bairro hoje está muito bom, já que o mais necessário foi conquistado pelo prefeito. A esperança agora é um dia ter o documento de posse em nosso nome”.



Sebastião Cordeiro

Sebastião Cordeiro

“Estou no assentamento há 1 ano e 4 meses. Melhorou muito depois que veio a energia elétrica, porque antes as pessoas que moravam nas redondezas ficavam imaginando como a gente se virava sem a energia elétrica. O prefeito está praticamente sozinho nessa luta e ele fez tudo isso porque tem arrojo. Fomos acompanhando todo o trabalho para conseguir trazer a energia elétrica para cá; o prefeito fez uma reunião para falar sobre a energia elétrica e ela veio. Também teve um empenho para colocar o nome nas ruas, e assim resolver o problema da energia aqui no bairro e depois colocou cascalho. Isso aqui está parecendo um céu”.

Sebastião Aparecido dos Santos

Sebastião Aparecido dos Santos

“Já estou há dois anos e meio e até não queria vir, mas como a turma foi invadindo e algumas pessoas falaram para entrar, acabei entrando também. A situação era péssima, estávamos embaixo de lona e não tinha cascalhamento nas ruas. Mas essas conquistas foram possíveis pelas mãos do prefeito atual. Para mim, mais importante até que a energia, é ter um teto e tudo o que está acontecendo no bairro é pela força que o prefeito tem feito”.

Reinaldo Grola destaca ações no bairro

Reinaldo Grola destaca ações no bairro