Manoel Ribas prepara retorno às aulas

Márcia Luciano espera ano de realizações na educação de Manoel Ribas. Por: Aldinei Andreis

Márcia Luciano espera ano de realizações na educação de Manoel Ribas

Fonte: Aldinei Andreis

O Departamento Municipal de Educação de Manoel Ribas realizou, nesse início de semana, reuniões com os professores e servidores das escolas municipais, visando o início do ano letivo. As aulas retornam no dia 19 de fevereiro, mas o trabalho de organização das instituições de ensino para receber os alunos já teve início.

A diretora municipal de Educação, Márcia Mendes Luciano, comentou que, na semana passada, os professores iniciaram a organização das escolas, levantando as necessidades para o retorno às aulas. Na segunda-feira, dia 5 de fevereiro, o trabalho foi concentrado nas reuniões internas em cada escola, visando discutir os assuntos internos da educação e também as situações específicas de cada localidade. Na noite da segunda-feira, 5 de fevereiro, foi realizada uma reunião com a equipe da Uninter, voltada aos gestores escolares e, na terça-feira, a capacitação envolveu todos os professores e servidores da rede municipal. O principal foco do trabalho são as mudanças na base nacional comum curricular, que começam a ser implantadas nos próximos anos. “Já queremos que os nossos professores conheçam essas particularidades e possam aplicar no seu planejamento e utilizem esse material”, disse a diretora.

Márcia Luciano lembrou que as apostilas e materiais didáticos têm um prazo de dois anos para se adaptarem a essa nova base, mas o município quer preparar os professores, para que eles possam já ir se planejando para os próximos anos.

Sobre o trabalho desse ano, a diretora comenta que a educação é um desafio constante, mas a competência e a dedicação dos professores têm superado essas dificuldades.

Sobre a questão do transporte escolar, Márcia Luciano destaca que uma reunião realizada na semana passada definiu que, nesse início de ano, as linhas serão as mesmas do ano anterior e que, conforme forem aparecendo as dificuldades, o município comece a realizar as adaptações necessárias.

Cadastro Único

Outro assunto comentado pela diretora tem relação com os pais que fazem a transferência dos filhos de escola ou de cidade e não atualizam o Cadastro Único. Márcia Luciano lembra que os pais devem procurar o Cras (Centro de Referência da Assistência Social) e fazer a atualização cadastral. “Quando vem para autorizarmos o pagamento do Bolsa Família, se não temos o registro na escola e não sabemos para onde foi, não podemos autorizar. Por isso, os pais devem procurar o CRAS para fazer essa atualização”, disse a diretora de Educação.

Comentários