Novas técnicas para cultura da soja são apresentadas a produtores e técnicos em Pitanga

Produtores aplicam técnicas na prática durante giro técnico. Por: Divulgação

Produtores aplicam técnicas na prática durante giro técnico

Fonte: Divulgação

Por meio da parceria entre a Emater, Embrapa e Secretaria Municipal de Agricultura de Pitanga foi realizada, no bairro rural de Pitanga Abaixo, a etapa regional do Giro Técnico, promovida pela Empresa Brasileira de Pesquisa (Embrapa) e o Instituto Emater. O evento técnico contou com a participação de produtores de soja, técnicos da Emater e de empresas parceiras de toda a região.

Segundo a técnica da Emater, Gabriela Weber, no evento, foram abordados diversos assuntos técnicos que envolvem o manejo da cultura; entre os temas apresentados estavam o manejo integrado de pragas e doenças, eficiência de fungicidas e controle de outras doenças na cultura da soja, além de novidades como a inoculação e coinoculação na cultura da soja. “A principal característica desse giro técnico é justamente o fato do evento ser um bate-papo bastante informal, com um grande envolvimento dos agricultores, que questionam bastante”, comentou a técnica.

A ideia do giro técnico é justamente promover uma eficiência maior na aplicação dos defensivos, retardando ao máximo as primeiras aplicações de fungicidas e inseticidas. “Com isso, o agricultor tem uma economia maior e utiliza tecnologias mais limpas”, disse.

Uma das principais novidades apresentadas no evento foi a técnica de coinoculação. Segundo Gabriela Weber, há alguns anos, os agricultores já vêm usando a inoculação da semente de soja, que consiste na aplicação de uma bactéria junto à semente, que reduz a utilização de adubação nitrogenada e ureia na época do plantio. “A novidade que está sendo pesquisada pela Embrapa e foi apresentada aos produtores é a coinoculação, em que o produtor utiliza outra bactéria que, consorciada com a primeira, aumenta a eficiência da inoculação. Essa é uma técnica barata e que evita custos maiores e um dos objetivos do giro técnico é justamente disseminar essas informações”, finalizou Gabriela Weber.

Comentários