7º Congresso de História de Ivaiporã discute patrimônio e memória

Público alvo assiste palestra de abertura da Semana Acadêmica de História. Por: Antonello Nadal

Público alvo assiste palestra de abertura da Semana Acadêmica de História

Fonte: Antonello Nadal

Professor Ângelo Priori aborda tema História e Memória. Por: Antonello Nadal

Professor Ângelo Priori aborda tema História e Memória

Fonte: Antonello Nadal

Com a temática História: Patrimônio e Memória, o curso de História do Campus Regional Vale do Ivaí da Universidade Estadual de Maringá (UEM) promoveu, entre os dias 28 de novembro a 1º de dezembro, o 7º Congresso de História de Ivaiporã, com palestras realizadas na Câmara de Vereadores de Ivaiporã e no Centro Cultural da Melhor Idade, além de simpósios temáticos que ocorreram no próprio campus.

A palestra de abertura com abordagem sobre História e Memória, no dia 28 de novembro, foi ministrada pelo professor Ângelo Priori (UEM). No dia 29, ocorreu a palestra História e Patrimônio com a professora Sandra Cássia Pelegrini (UEM). Já no dia 1º de dezembro, a exposição da professora Andréia Faggion (UEL) foi sobre O desafio do anarquismo filosófico: por que governos teriam autoridade sobre nós? Além disso, os acadêmicos apresentaram simpósios temáticos sobre História Antiga e Medieval, História do Brasil, Ideias e Teorias da História, Cultura e Ensino de História e Patrimônio e História das Religiões.

A coordenadora geral do evento, Neilaine Rocha de Lima, comentou que a atividade é importante porque contribui para a reflexão sobre patrimônio e memória da história de Ivaiporã e da região, além da exposição dos resultados de pesquisas feitas pelos acadêmicos. “Faz as pessoas despertarem para o pensamento da própria identidade, através da história”, destacou a vice-coordenadora do curso de História no Campus CRV da UEM.

Por sua vez, a professora Isabel Rodrigues, chefe do Departamento de História da UEM de Maringá, parabenizou a organização do evento, que é feito especialmente para os acadêmicos ampliarem aprendizagem e conhecimento. “São momentos onde os alunos aproveitam para discutir e fazer uma reflexão histórica”, frisou a chefe do Departamento.

Comentários