Cerca de 5 mil pessoas são esperadas para Encontro Estadual de Seleções Campeiras

Estrutura está quase pronta para encontro de seleções

Estrutura está quase pronta para encontro de seleções

O Centro de Tradições Gaúchas Tropeiro Velho de Pitanga, em parceria com a 13ª Regional do MTG (Movimento de Tradições Gaúchas), realiza a partir da quarta-feira, dia 6 de dezembro, o Encontro Estadual de Seleções Campeiras, que deve reunir cerca de 1,5 mil competidores de todo o Estado do Paraná, que, até o domingo, dia 10 de dezembro, disputam o título de campeão paranaense, nas mais diversas provas do tradicionalismo gaúcho, como as provas de laço, de rédeas e do chasque.

Segundo o coordenador da 13º região, Antônio Carlos Bini, durante o ano, cada uma das 17 regiões tradicionalistas do Paraná realiza sua competição regional, de onde são selecionados os campeões de cada modalidade. “O Encontro de Seleções é como se fosse o campeonato paranaense do tradicionalismo gaúcho”, explicou Bini.

Ele ressaltou que essa é a primeira vez que a 13ª região recebe uma competição como essa e a ideia de realizar o evento em Pitanga começou a se concretizar no início do ano, quando os dirigentes do MTG Paraná estiveram no município e conheceram a nova sede do CTG. “Eles gostaram muito da estrutura que temos aqui, do amplo espaço e que possibilita uma excelente acomodação para todas das regiões do Paraná”, relatou o coordenador. Ele complementou ainda que o MTG Paraná tem a intenção de tornar Pitanga como o local fixo para a realização do Encontro Estadual, tendo em vista que a localização no centro do Estado facilita o deslocamento de todas as regiões. “Podemos dizer que esse evento será um teste para verificar se isso pode se concretizar”, comentou Antonio Bini.

A expectativa é que cerca de 5 mil pessoas de todo o Paraná estejam em Pitanga durante o final de semana. Tanto que, praticamente, todos os hotéis de Pitanga já estão com reservas esgotadas. “Temos também que destacar a excelente parceria com a Prefeitura de Pitanga, que está dando um apoio muito grande para a realização desse evento”, disse o coordenador.

O evento tem início na quarta-feira, dia 6, com a recepção das comitivas. As competições têm início na tarde da quinta-feira, dia 7, com o início das provas de rédeas, no período da tarde, e à noite acontece a abertura oficial, com a apresentação de todas as delegações participantes. Durante todo o evento haverá praça de alimentação, barracas de bebidas, restaurante completo e a barraca da Tertulha, onde os talentos da região poderão cantar e tocar, e terá a animação da Banda Ventanas. Na noite do sábado, dia 9 de dezembro, haverá baile com entrada franca, com a Banda Ventanas.

O acesso ao parque do CTG é gratuito, mas a Apae irá administrar o estacionamento que foi construído para o evento, com capacidade para 700 veículos. O dinheiro arrecadado será voltado ao desenvolvimento do projeto de ecoterapia, que está sendo desenvolvido em parceria com o Centro de Tradições Gaúchas.

O patrão do CTG Tropeiro Velho, Carlos Renato dos Santos, destaca que a entidade está fazendo o máximo para recepcionar bem os visitantes de outras cidades. Ele agradeceu o apoio do comércio de Pitanga e da Prefeitura, além dos doadores do gado que será utilizado nas provas, os pecuaristas Rubens Petrechen e Luiz Gonzaga. “Esperamos que o evento fique na história de Pitanga e convidamos a população de Pitanga e toda a região para prestigiar o Encontro Estadual de Seleções Campeiras”, disse o patrão do CTG.

Antônio Carlos Bini e Carlos Renato dos Santos. Por: Aldinei Andreis

Antônio Carlos Bini e Carlos Renato dos Santos

Fonte: Aldinei Andreis

Comentários