Evento encerra programa de desenvolvimento do leite na região central

Produtores recebem certificados de Unidade de Referência. Por: Divulgação

Produtores recebem certificados de Unidade de Referência

Fonte: Divulgação

Um evento realizado em Santa Maria do Oeste marcou o encerramento de um programa desenvolvido pela Emater, com recursos do extinto Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e que atendeu 18 municípios do Território Paraná Centro, sendo que 9 deles pertencem à jurisdição do escritório regional da Emater de Ivaiporã.

A gerente regional da Emater de Ivaiporã, Vitória Holzmann, comentou que esse projeto foi desenvolvido ao longo de três anos e foi iniciado por meio de uma chamada pública do MDA, que apresentou algumas condicionantes para o desenvolvimento do projeto. Ao todo, foram trabalhadas ações com 950 agricultores familiares que têm no leite uma das suas principais fontes de renda.

A coordenadora regional da Emater, Ana Maria de Moraes, destacou que a ideia de trabalhar com o leite surgiu de um diagnóstico realizado pelo Território Paraná Centro, ainda na formatação das ações que seriam prioritárias na região. A principal demanda apresentada pelos agricultores, na época, era a falta de assistência técnica efetiva no campo e que isso ocasionava um baixo índice de produtividade.

O trabalho da Emater foi justamente suprir essa lacuna, que consistia em realizar pelo menos 4 visitas às propriedades ao ano e 4 encontros técnicos com os produtores. Das 950 propriedades participantes do projeto, 50 delas eram chamadas de unidades de referência, onde eram aplicadas novas técnicas e, posteriormente, apresentadas aos demais produtores.

O relatório de encerramento da Chamada Pública ainda não foi finalizado, mas os primeiros números mostram que em cerca de 60% das propriedades houve uma melhora significativa na produtividade. “Uma das unidades de referência, por exemplo, aumentou a produção de 60 litros/dia para 200 litros/dia”, comentou Ana Maria Moraes.

Leite Competitivo

O Governo do Estado do Paraná deve lançar, em breve, o programa Leite Competitivo, que deve ser usado para dar sequência ao trabalho já desenvolvido no território Paraná Centro. Segundo a gerente regional, Vitória Holzmann, no evento de encerramento da chamada pública, foi realizada uma avaliação com os cerca de 200 produtores presentes, onde eles manifestaram interesse pela continuidade do projeto. “Agora, a Emater vai elaborar uma proposta e trabalhar efetivamente com os produtores que querem a assistência técnica, especialmente a questão da melhoria das pastagens, piqueteamento e uso da homeopatia e controle de parasitas”, frisou.

Comentários