Manoel Ribas realiza conscientização sobre cuidados com o câncer de mama

Bete Camilo saúda participantes do Outubro Rosa. Por: Aldinei Andreis

Bete Camilo saúda participantes do Outubro Rosa

Fonte: Aldinei Andreis

A Secretaria Municipal de Saúde de Manoel Ribas promoveu na quarta-feira, dia 1 de novembro, uma caminhada de encerramento do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama e de colo de útero. A caminhada saiu de frente à Prefeitura de Manoel Ribas e percorreu as ruas centrais, terminando no salão paroquial, onde foi realizada uma palestra sobre os cuidados com a saúde da mulher, que foi proferida pelo médico Carlos Eduardo Farago.

Cerca de 500 mulheres participaram da ação e lotaram o salão paroquial para acompanhar as explanações do médico e também para o sorteio de brindes.

Segundo a prefeita Bete Camilo, o objetivo da caminhada foi despertar a conscientização das mulheres sobre a necessidade do diagnóstico precoce e também dos cuidados que elas devem ter com a saúde. “Todos os anos, temos realizado essa conscientização e acreditamos que, mais uma vez, esse evento foi um sucesso, tanto pelo número de participantes, como também ela repercussão que tem surgido nos últimos anos”, frisou a prefeita.

Ela destacou que mesmo aumentando em cerca de 60% a oferta de exames de mamografia, a procura foi tão grande durante o mês de outubro, que as agendas de novembro e dezembro já estão lotadas. “Logicamente que em um caso de emergência, a prefeitura vai prestar todo o atendimento necessário”, destacou a prefeita.

“O principal é que as mulheres estão procurando se cuidar e fazer os exames de forma precoce, preocupadas em descobrir a doença no início”, comentou a prefeita de Manoel Ribas.

Inauguração e aquisição de veículos para a Saúde

A prefeita de Manoel Ribas anunciou, durante o evento, que dentro de algumas semanas deve ser inaugurada a unidade de saúde das 141 casas, que vai atender principalmente a parte sul da cidade. A prefeitura também já conta com recursos assegurados para a aquisição de veículos para o transporte de pacientes, ambulâncias e uma van nova. “Vamos modernizar a frota para tornar o atendimento ainda mais ágil e resolutivo para a população”, comentou a prefeita.

Comentários