Emater Pitanga desenvolve dia de campo ambiental

Agricultores participam de curso sobre preservação de nascentes

Agricultores participam de curso sobre preservação de nascentes

No dia 28 de setembro, na comunidade V Encruzilhadas, município de Pitanga, a Emater local, em parceria com os agricultores familiares, organizou um dia de campo ambiental, para a construção de uma proteção de nascente, utilizando argila, cimento e pedras. O local escolhido foi a propriedade dos agricultores Terezinha e Leonardo Moraes. O instrutor do dia de campo foi o técnico em Agropecuária, Marcos Antônio de Freitas, da unidade da Emater de Nova Tebas.

A nascente protegida tem uma vazão de mais de 28 mil litros de água por dia e a ação teve por objetivo formar e ensinar os demais agricultores para que eles possam aplicar as técnicas corretas de proteção de nascentes em suas propriedades.

A responsável pelo escritório da Emater de Pitanga, agrônoma Gabriela Weber, destaca que o inverno desse ano foi marcado por uma estiagem prolongada e, esse tipo de procedimento, aliado à preservação de mata no entorno da nascente, conforme prevê a legislação, garante quantidade e qualidade da água.

Esta construção evita o acesso dos animais e acúmulo de material orgânico, como folhas, terra, fezes, entre outros que podem contaminar a fonte.

Na capacitação, Marcos Freitas fez a limpeza do local, drenando a água e retirando canos antigos, barro, pedras, folhas e outros materiais que obstruíam a passagem da água. Na sequência, foi realizada uma mistura de terra e cimento e partir daí, foi iniciado o processo de selamento da nascente, com essa mistura e pedras encaixadas, além da colocação de um cano que servirá como dreno e outro para o abastecimento da propriedade. “Com essa ação, as famílias terão garantia de abastecimento de água para seu consumo e dos animais, minimizando os efeitos de uma possível estiagem prolongada”, comentou Gabriela Weber. A Emater de Pitanga está à disposição para esclarecimentos e orientações aos produtores.

Comentários