Encontro mostra força da produção agroecológica na região central

Estudantes e agricultores participam de ação na AABB

Estudantes e agricultores participam de ação na AABB

Numa iniciativa do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Ivaiporã, em parceria com o Núcleo de Estudos Agroecológicos Vale do Ivaí (NEA), Emater, Rede de Ecologia Ecovida e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ivaiporã, foi realizada em Ivaiporã, a 4ª edição do Encontro de Agroecologia do Vale do Ivaí, na sede da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil).

O evento encerrou a Semana Acadêmica de Agroecologia do IFPR, que reuniu alunos dos cursos técnico e tecnológico em Agroecologia, além de pesquisadores, técnicos e agricultores que se dedicam ou têm interesse na produção com bases agroecológicas.

O encontro foi formatado com o objetivo de apresentar uma agenda positiva para a produção orgânica na região central e no Paraná. “A agricultura está crescendo e evoluindo e essa é uma via importante para o desenvolvimento da agricultura familiar e a ideia é animar os participantes”, disse a coordenadora do NEA, Gisele Moro.

Além do Encontro, a semana acadêmica também apresentou uma mostra de trabalhos de agroecologia e oficinas sobre diversos temas ligados à produção agroecológica.

A programação do encontro contemplou uma palestra com o professor da Universidade Norte do Paraná, Rodrigo Barbosa Macedo, que abordou o tema: “Agroecologia e Produção Orgânica como Estratégia para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar”. Na sequência, o evento teve a apresentação de iniciativas de projetos inovadores no Território Vale do Ivaí e que mostram que a produção agroecológica pode ser viável, como as experiências da cooperativa de produção de frutas em Nova Tebas, que já é certificada há mais de 10 anos, e as ações de compra direta entre consumidores e produtores que estão sendo desenvolvidas na região.

No período da tarde, foram realizados mini-cursos que abordaram temas como: Agricultura Biodinâmica, Floricultura, Caldas e Biofertilizantes, Manejo Reprodutivo em Sistemas de Produção de Leite em Transição, Manejo Agroecólogico de Solos, Sistema Orgânico de Criação de Aves e Uso da Homeopatia na Produção Sustentável de Leite.

Professora Gisele Moro abre encontro de Agroecologia. Por: Aldinei Andreis

Professora Gisele Moro abre encontro de Agroecologia

Fonte: Aldinei Andreis

O coordenador estadual de produção agroecológica da Emater Paraná, Paulo Henrique Lizarrelli, comentou que esse encontro de Agroecologia é o momento de parada para informação, divulgação e motivação, além de apresentar as experiências que estão dando certo na região e no Paraná.

Ele lembra que o estado é o único do Brasil que oferece a certificação de orgânicos de forma gratuita e, com isso, resolve um dos gargalos da produção orgânica, principalmente no que se refere à comercialização. “O que mais nos motiva para esse encontro é a presença de jovens, que são filhos de agricultores da nossa região, e que começam a produzir para a sociedade, sem poluir o meio ambiente e fornecendo o melhor produto possível para a sociedade”, ressalta Paulo Lizarelli.

Complementar formação

Para a professora Gisele Moro, o curso de tecnólogo em Agroecologia, que foi iniciado nesse ano no Instituto Federal do Paraná, tem como principal objetivo impulsionar a questão da produção agroecológica na região e, ao mesmo tempo, tentar suprir a oferta por produtos agroecológicos e orgânicos que existe, especialmente pela falta de profissionais que possam contribuir com o cultivo e, com isso, melhorar a cadeia produtiva na região.

Sobre as dificuldades da produção agroecológica, Gisele Moro atribui a uma série de fatores, principalmente a falta de um espaço para comercialização, com uma feira de produtores; a necessidade de uma maior assistência técnica na produção; e a própria atitude do agricultor, que precisa ser convencido que isso é bom para ele.

A abertura do evento contou com a presença do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ivaiporã, Donizete Santos Pires; do secretário municipal de Agricultura, Adir Salla; do representante do IFPR, José Eduardo Pimentel; do coordenador regional do programa Pró-Rural, José Idílio Machado dos Santos; entre outras autoridades e convidados.

Comentários