Jovens de Mauá da Serra são dispensados do serviço militar

Jovens participam da solenidade de dispensa de incorporação

Jovens participam da solenidade de dispensa de incorporação

Prefeito Hermes Witchoff participa da entrega de certificado de dispensa de incorporação

Prefeito Hermes Witchoff participa da entrega de certificado de dispensa de incorporação

Jovens nascidos no ano de 1999 foram dispensados do serviço militar obrigatório, em solenidade realizada em Mauá da Serra, na manhã da sexta-feira, dia 6 de outubro, que contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito de Mauá da Serra, Hermes Wicthoff; o presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Dias de Oliveira; a vice-prefeita Tânia Macedo; além de outras autoridades e convidados.

Segundo o secretário da 344ª Junta de Serviço Militar de Mauá da Serra, Izoney José Santana, 86 jovens foram dispensados e prestaram o juramento à bandeira.

O capitão Paulo de Medeiros Camacho, que representou o 30º Batalhão de Infantaria Motorizada de Apucarana (BIMEC), destacou a importância do jovem cumprir seu dever como cidadão e com o serviço militar obrigatório, já que a Constituição mantém a obrigatoriedade do alistamento militar. “Como existem poucas vagas para as forças armadas, a maioria dos jovens alistados é dispensada da prestação do serviço militar e precisa fazer o compromisso à bandeira para receber o certificado de dispensa de incorporação”, destaca o capitão.

Esse documento é importante, pois é obrigatório para que o homem tire o passaporte, faça matrícula em estabelecimentos públicos de ensino superior, possa ingressar em vaga de concurso público e também é exigido por algumas empresas para o processo de adesão.

O 30º BIMEC de Apucarana recrutou 300 jovens nesse ano, sendo a maioria de moradores em Apucarana, Arapongas, Jandaia do Sul e Rolândia. Os que não foram absorvidos e ainda desejam seguir uma carreira militar podem prestar concurso para oficial, que pode ser por tempo determinado ou até completar os 30 anos de serviço. “O jovem tem acesso a essas informações na internet; para o exército, consegue através do site www.eb.mil.br ou nas demais forças armadas”, comenta o capitão Paulo Camacho.

Ele destacou uma novidade para o ano de 2018 que será o alistamento através da internet. É obrigatório o alistamento para os nascidos no ano de 2000 e tem início entre os dias 1 de janeiro a 30 de junho. “Caso o jovem tenha alguma dificuldade, ele pode procurar a junta de serviço militar mais próxima para fazer o seu alistamento”, comentou.

O prefeito Hermes Wichtoff agradeceu a parceria existente com o exército, não apenas nas questões do alistamento militar obrigatório, mas também para a realização do desfile de 7 de setembro, que nesse ano foi abrilhantado com a participação do Batalhão de Apucarana. Em uma mensagem aos jovens, o prefeito destacou que, apesar de estarem dispensados de cumprir com as obrigações militares, essa nova fase na vida deles significa uma responsabilidade para ajudar a fazer um país melhor. “Vocês têm a condição de fazer a diferença e lutar por um país melhor e mais justo, livre da corrupção que tanto nos atrapalha”, disse o prefeito de Mauá da Serra.

Comentários