Associação Vesná apresenta show histórico em Roncador

Espetáculo, que tem por objetivo o resgate da cultura ucraniana, reúne 2 mil pessoas em Roncador

Espetáculo, que tem por objetivo o resgate da cultura ucraniana, reúne 2 mil pessoas em Roncador

No sábado, 23 de setembro, no Ginásio de Esportes Edivaldo Vieira (Cartucheira) foi realizado o Festival Vesná de Cultura Ucraniana - Edição 40 anos, que faz parte do projeto Cultura Ucraniana em Movimento, realizado através da Associação Vesná de Roncador. Várias autoridades da região marcaram presença, bem como mais de duas mil pessoas de Roncador e região lotaram o ginásio de esportes e assistiram ao show. A embaixatriz da Ucrânia no Brasil, Fabiana Tronenko, também participou do evento.

O festival foi marcado por apresentações do grupo de Danças e Coral Vesná de Roncador e participação especial dos grupos folclóricos ucranianos Stchastia de Campo Mourão e Verkhovena de Maringá. O grupo Vesná apresentou danças mirim, infantil, infanto-juvenil e adulto, enquanto que o coral, de forma intercalada, apresentou várias canções; ainda durante o espetáculo, foi apresentado um vídeo institucional da Coamo Agroindustrial Cooperativa, patrocinadora máster do projeto.

O espetáculo faz parte do projeto Cultura Ucraniana em Movimento, que tem por objetivo o resgate da cultura ucraniana em Roncador, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio máster Coamo – Agroindustrial Cooperativa, apoio cultural Prefeitura Municipal de Roncador, realização Associação Vesná, e Ministério da Cultura - Governo Federal. A Associação Vesná de Roncador conta hoje com 150 integrantes, entre crianças, jovens e adultos ligados à dança e coral.

A embaixatriz da Ucrânia no Brasil, Fabiana Tronenko, ao se dirigir ao público, disse estar muito emocionada com tudo que viu em Roncador, parabenizou a todos pelo resgate da cultura no município e garantiu que estará apoiando toda e qualquer ação da população neste sentido. “Roncador possui uma grande riqueza cultural; o Vesná não é apenas da comunidade ucraniana, mas sim de todos os roncadorenses”, afirmou.

Mário Kovalek, presidente da Associação Vesná, agradeceu a todos pelo empenho e dedicação em prol do resgate da cultura ucraniana em Roncador. Ele afirmou que se não fosse a união de todos, nada do que aconteceu seria possível. “Roncador está de parabéns, porque tem uma cultura forte e esta cultura se chama Vesná, que é de todo povo roncadorense”, afirmou.

Após o grande show, os convidados foram recepcionados no Salão Paroquial São Nicolau, onde foi servido um coquetel.

Grupo Vesná fez várias apresentações

Embaixatriz da Ucrânia no Brasil, Fabiana Tronenko

Comentários