Mais de 3 mil pessoas participam do Encontro de Tropeiros em Pitanga

Missa é celebrada durante encontro de tropeiros em Pitanga. Por: Divulgação

Missa é celebrada durante encontro de tropeiros em Pitanga

Fonte: Divulgação

Apaixonados por tropeadas e simpatizantes participaram, no final de semana, do 7º Encontro de Tropeiros, que foi realizado no Rancho do Zé, na localidade de Borboleta São Roque, município de Pitanga. O evento reuniu cerca de 170 tropeiros de aproximadamente 30 municípios do Paraná e de Joinville (SC). O organizador do evento, José Rodrigues de Souza, o Zé do Bar, comentou que o encontro tem como objetivo resgatar a tradição das tropeadas e manter viva a memória dos pioneiros da região central. Para isso, foram traçadas cinco rotas saindo de vários municípios da região e para cada uma delas foi dado o nome de um pioneiro.

Bisneto de tropeiros, José Souza conta que já realizou cerca 170 tropeadas, percorrendo praticamente todo o Paraná. Inclusive, ele já realizou o percurso da mais longa rota do Paraná, que sai de Santa Tereza do Oeste, desce pela estrada da Graciosa e vai até Antonina.

No evento realizado em Pitanga, que teve a participação de cerca de 3 mil pessoas, além do encontro, também aconteceram provas de gineteada, laço, concurso do pelotaço (com uso de estilingue), missa e baile.

Comentários