IFagro Tech mostra potencial das agroindústrias de Pitanga

O representante do reitor do Ifpr, Amarildo Pinheiro Magalhães, participa da abertura do Ifagro Tech. Por: Zélia Gzegoski

O representante do reitor do Ifpr, Amarildo Pinheiro Magalhães, participa da abertura do Ifagro Tech

Fonte: Zélia Gzegoski

O Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Pitanga, promoveu recentemente a segunda edição do IFagro Tech, que teve como objetivo conhecer as demandas locais em termos de tecnologia e inovação voltadas à agricultura ou agroindústrias, para a construção conjunta de propostas para soluções de tecnologias de demandas da região e também integrar a comunidade acadêmica do IFPR com o setor rural, focado na agricultura familiar, nas agroindústrias, cooperativas e associações de pequenos produtores.

Segundo o diretor-geral do campus, Vicente Estevam Sandeski, esse evento foi o primeiro passo para trabalhar o lançamento de um curso de tecnólogo em Agroindústria, que deve ocorrer em 2019. “Realizamos um diagnóstico da região para a IFagro Tech, que demonstrou ter potencial, com um grande número de agroindústrias, que estão avançando e agregando valor aos seus produtos”, disse o diretor. A ideia que é a instituição de ensino ajude a potencializar e colaborar ainda mais com esses negócios.

Para o diretor, além de observar esse potencial, o IFagro Tech foi positivo no sentido da participação efetiva de pessoas e lideranças presentes, entre eles integrantes da Prefeitura, Secretaria de Agricultura e outras instituições de ensino. Além disso, também houve a manifestação de representantes de deputados federais sinalizando a possibilidade de liberação de recursos importantes para o crescimento do IFPR em Pitanga, que a partir de 2018 oferece seu primeiro curso de licenciatura. “Isso vai aumentar demais a demanda pelo crescimento desta instituição e esperamos que esses recursos de fato se concretizem”, comenta o diretor.

No total, 16 agroindústrias foram apresentadas no evento e já houve uma sinalização positiva da prefeitura em contribuir de alguma forma para melhorar o cenário dessas empresas. O próprio IFPR deve, nos próximos meses, realizar alguns eventos e palestras no sentido de trazer novas tecnologias e inovações para a comunidade de Pitanga.

Convidados, alunos e população acompanham abertura do evento

Convidados, alunos e população acompanham abertura do evento

Comentários