Projeto de abatedouro de aves ganha apoio do Governo do Estado

Imagem da notícia.

O projeto de implantação de uma fábrica de ração e um abatedouro de aves foi apresentado, na semana passada, em uma reunião que ocorreu no gabinete do governador Beto Richa e que teve a presença dos secretários Norberto Ortigara (Agricultura), Edgar Bueno (Assuntos Estratégicos), Artagão Júnior (Justiça, Trabalho e Direitos Humanos), do deputado estadual Alexandre Curi, do prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, do ex-prefeito Carlos Gil, além do vice-presidente e diretor administrativo do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul), Orlando Pessuti.

A apresentação do projeto foi realizada pelo presidente da Jaguafrangos, Sidnei Bottazzari, que é sócio majoritário na Agroindustrial Vale do Ivaí S/A, empresa que vai incorporar os investimentos.

Ele comentou que o abatedouro de aves vai ocupar uma área de 36 mil m² e terá capacidade de abater, na primeira fase do projeto, cerca de 105 mil frangos/dia. O investimento previsto na obra gira em torno de R$ 140 milhões e, após concretizado, será o maior investimento industrial já ocorrido na região central. A expectativa é que, se os recursos forem aprovados pelo BRDE, a obra seja concluída dentro de 12 meses. Segundo Bottazzari, esse projeto vai gerar até 1,5 mil empregos diretos, quando todas as fases do cronograma forem concluídas. “Esperamos chegar ao final do ano que vem com todo o cronograma concluído e conseguindo formar a matéria-prima necessária para viabilizar um projeto desse tamanho”, disse o empresário.

O empresário Sidnei Bottazzari entrega projeto ao governador Beto Richa

O empresário Sidnei Bottazzari entrega projeto ao governador Beto Richa

O governador Beto Richa disse que ficou impressionado em conhecer os detalhes do projeto e acredita que esse investimento vai gerar muitos empregos em toda a região central e divisas para os municípios envolvidos no projeto. “Isso vai significar um desenvolvimento mais vigoroso e sustentável para toda a região central do Paraná”, comenta. Para ele, o número de empregos gerados e a grandiosidade do projeto vão mudar para melhor a realidade de Ivaiporã e de toda a região que precisa se industrializar, especialmente nesse momento de grave crise econômica pela qual passa o Brasil. “Vou somar os meus esforços com os demais setores do Governo do Estado para garantir a viabilidade e a partir de agora, esse projeto terá muita atenção por parte do nosso governo, diante da importância que ele tem para o desenvolvimento do Vale do Ivaí”, comentou o governador.

Esperamos agora esse apoio do BRDE, para que nos próximos meses seja iniciado esse investimento. Aguardamos essa obra que vai mudar a história da região central do Paraná”
Miguel Amaral

Para o ex-prefeito Carlos Gil, a implantação dessa cadeia produtiva, vai mudar a realidade de Ivaiporã e do Vale do Ivaí. “Ficamos muito entusiasmados com a apresentação desse projeto ao governador Beto Richa e aos demais integrantes do governo do Estado, em função da pujança que ele, aliado à construção do hospital regional, vai promover um crescimento significativo nos próximos anos em Ivaiporã”, comenta.

Prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, comenta importância regional do projeto

Prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, comenta importância regional do projeto

O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, disse que a viabilização desse projeto representa um grande passo para a região central do Estado, que é uma das mais jovens do Paraná, mas que também carece de investimentos para seu desenvolvimento industrial. “Com certeza esse investimento vai mudar a história da indústria do Paraná, pois vai colocar uma região que sobrevive apenas do agronegócio e terá uma mudança de produto, agregando valor à produção primária do campo”, destaca Amaral. O prefeito fez questão de agradecer ao empenho do Governo do Estado, através do governador Beto Richa e dos deputados, para que esse projeto seja viabilizado. “Esperamos agora esse apoio do BRDE, para que nos próximos meses seja iniciado esse investimento. Aguardamos essa obra que vai mudar a história da região central do Paraná”, frisou Amaral.

Os vereadores Eder Bueno, Alex Papin e José Aparecido Perez (Zé do Bar) também acompanharam a reunião. Bueno lembrou que a região central necessita da geração de empregos e avalia que esse investimento vai suprir uma demanda que existe no município relacionado à geração de novos postos de trabalho para o setor. Ele fez questão de destacar o empenho do prefeito Miguel Amaral e do ex-prefeito Carlos Gil para viabilizar o projeto, além do trabalho de todo o Governo do Estado, que não tem medido esforços para ajudar o município de Ivaiporã.

Beto Richa destaca importância do projeto de implantação do abatedouro de aves. Por: Arnaldo Alves / Anpr

Beto Richa destaca importância do projeto de implantação do abatedouro de aves

Fonte: Arnaldo Alves / Anpr

Comentários