Evento vai discutir saúde com prefeitos da região

Clodoaldo Fernandes – prefeito de Nova Tebas

Clodoaldo Fernandes – prefeito de Nova Tebas

A Amocentro (Associação dos Municípios do Centro do Paraná) definiu para o dia 22 de setembro, a partir das 9h00, a realização do 1º Seminário Regional dos Municípios sobre Governança em Saúde. Para esse evento, que está programado para ser realizado no Centro Estadual de Educação Profissional Miguel Parolo, em Pitanga, estão sendo convidados prefeitos de pelo menos 30 municípios que integram a Amocentro, o Consórcio Intermunicipal de Saúde Paraná Centro e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da 22ª Regional de Ivaiporã, além de presidentes de associações de municípios do Paraná e representantes dos conselhos regionais de secretários municipais de Saúde, além de secretários de saúde, técnicos, entre outros profissionais.

O prefeito de Nova Tebas, Clodoaldo Fernandes dos Santos, é um dos idealizadores do seminário. Ele comentou que o objetivo é reunir essas lideranças do poder executivo e promover, através da governança, essa articulação entre a parte técnica e a parte política. O prefeito, que já foi secretário de saúde e presidente do conselho regional dos secretários de saúde, destaca que as associações de prefeitos debatem uma série de temas, mas a saúde sempre fica em um segundo plano, mesmo sendo hoje a principal fonte de investimentos dos municípios. “Por mais que o técnico discuta e busque um caminho melhor para essas questões, a decisão final sempre fica com o prefeito e, por isso, é fundamental inseri-lo nas discussões de saúde, para que tome pé da situação e veja o que é melhor para o setor”, avalia.

Para o evento, serão convidados técnicos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, que irão orientar os debates e discussões. A ideia é que o evento reúna cerca de 300 participantes.

Comentários

Comentários desabilitados para essa notícia