Arapuã investe na melhoria das estradas rurais

Prefeito pretende investir na urbanização de Arapuã

Prefeito pretende investir na urbanização de Arapuã

O prefeito de Arapuã, Deodato Matias, fez uma avaliação sobre o trabalho que o município está realizando nas estradas rurais, neste início de gestão. Segundo o prefeito, já foram substituídas três pontes de madeira, por pontes de manilha, nas comunidades de Alto Alegre, Alto Mirante e Água Fria, além do cascalhamento e readequação completa das estradas nessas localidades. A prefeitura tem optado por substituir as pontes de madeira por tubos de concreto, em função da facilidade de manutenção. Os maquinários colocam os tubos no leito dos rios, conforme a vazão de cada manancial e sobre os tubos, é realizado o aterramento. Com isso, a prefeitura faz o cascalhamento da estrada e não precisa mais se preocupar com a manutenção da ponte de madeira. O trabalho é eficiente e tem apresentado bons resultados em rios com pequena vazão de água.

Sobre a condição das estradas rurais, Matias comentou que alguns trechos precisavam de reparos e também foi necessária uma reforma completa dos maquinários, além da aquisição de pneus, para que o trabalho tivesse início.

Nestes últimos dias, a equipe da prefeitura está atuando no bairro rural de Bulha F e, segundo o prefeito, a ideia é realizar todos os serviços em uma determinada região, antes de passar para outro local.

Investimentos

Matias comentou que a prefeitura terá que refazer o projeto de infraestrutura que estava previsto para o distrito de Romeópolis. O Governo do Estado liberou cerca de R$ 300 mil para obras de galerias e pavimentação asfáltica. Inicialmente, a ideia era realizar o projeto para pavimentação com pedras irregulares, no entanto, será necessário mudar o projeto para a pavimentação, já que o Estado não libera mais recursos nesse sentido para obras de pavimentação com pedras poliédricas.

Além disso, com recursos próprios, o município vai investir cerca de R$ 100 mil para a recuperação da pavimentação asfáltica em Romeópolis e no acesso ao distrito. “Também pretendemos realizar a recuperação da Rua Antônio Salvador, na sede do município”, disse o prefeito.

Geração de Empregos

O município também está trabalhando na geração de oportunidades de emprego. Um barracão da prefeitura está sendo adequado para receber uma fábrica de doces de amendoim, cujas atividades devem iniciar dentro de poucos dias. “Também estamos conversando com um empresário do ramo de confecções, que pretende investir no município e deve gerar pelo menos mais 10 empregos diretos”, ressalta Deodato.

Comentários