Escritora de Cândido de Abreu visita Paraná Centro

Leocádia Sawczuk compôs os hinos de Cândido de Abreu e Tereza Cristina

Leocádia Sawczuk compôs os hinos de Cândido de Abreu e Tereza Cristina

A escritora de Cândido de Abreu, Leocádia Sawczuk Furman, visitou o Paraná Centro na semana passada, quando falou sobre sua formação cultural. Nascida em Cândido de Abreu, em 6 de agosto de 1943, e filha de imigrantes poloneses Cecília e Venceslau, Leocádia Sawczuk formou-se como professora no Colégio Santana, de Ponta Grossa, lecionou na Escola das Irmãs Polonesas, formou-se em inglês pela Escola Fisk, além de estudar na Escola de Música e Belas Artes, em Curitiba, arte que já lhe proporcionou mais de 100 quadros pintados.

De volta à terra natal, foi diretora do grupo escolar e, em 1983, fundou o Colégio Estadual Dr. Cândido de Abreu, juntamente com outros professores, incluindo a irmã Sofia Sawczuk Walecki. Foi ainda diretora da instituição.

A professora aposentada lecionou até os 60 anos de idade e orgulha-se de ter transmitido conhecimento e ser cidadã polonesa, título recebido em 2012. Além disso, nesse ano, Leocádia Sawczuk completa 25 anos de apresentação do Programa das Nações, na Rádio Alternativa (9 anos) e Momento Polonês “A Voz do Descendente” – Program Moment Polski “Głos Potomka”, na Rádio Vale do Sol, sempre traduzindo para o português.

Aos 73 anos, Leocádia Sawczuk esbanja saúde e disposição, tanto que tem 5 livros publicados: Cândido de Abreu, Nossa Terra, Nossa Gente (3ª.Edição); Os Filhos do Imigrante (Português/Polonês); Ver, Sentir, Retratar – pinturas; Quebrando o Silêncio – poesias; Veredas da Evangelização – histórico, além de ser autora dos hinos de Cândido de Abreu e Tereza Cristina e de estar compondo o hino do Centenário da Evangelização, que será comemorado em 2019.