Gripe e Resfriado: como diferenciar?

Imagem da notícia.

A gripe e o resfriado são doenças distintas, porém é muito comum serem confundidas uma com a outra. Essa confusão ocorre devido ao fato de que as duas doenças apresentam sintomas muito parecidos, tornando assim difícil sua distinção. As duas infecções ocorrem com maior frequência no trato respiratório, porém os vírus que causam as duas doenças são diferentes.

O resfriado dura entre 4 a 5 dias, podendo se prolongar por até duas semanas. É uma infecção de intensidade baixa das vias áreas, que pode ser causada pelos seguintes agentes: Vírus sincicial respiratório, Adenovirus, Parainfluenza, Coronavirus e na maioria dos casos o Rinovírus.

No resfriado, o paciente apresentará sintomas como dor de garganta, espirros, febre baixa, coriza e congestão nasal. Estes sintomas podem surgir até 72h após a transmissão do vírus. A transmissão ocorre por meio da tosse, espirro, ou através do contato com mãos infectadas. Inicialmente é comum que o paciente sinta dor de garganta, e a tosse seca pode se estender por até 3 semanas após o fim dos sintomas. Poucos casos da doença apresentam febre.

Para aliviar os sintomas, é comum o uso de analgésicos e antitérmicos, porém, estes devem ser feitos através de orientação médica. A melhor forma de prevenção é lavar sempre as mãos e o nariz.

A gripe é causada pela família do vírus Influenza e pode sofrer diversas mutações. Apresenta um quadro clínico mais complexo que o resfriado e pode levar a graves complicações, como a pneumonia, por exemplo. Os sintomas aparecem de forma súbita, com maior duração e mais intensos, ao contrário do que acontece quando se está apenas resfriado.

Os principais sintomas da gripe são: todos os sintomas do resfriado, dores musculares, dor de cabeça, fadiga, intenso mal-estar, perda do apetite e febre alta. Estes sintomas iram surgir até 12h após o primeiro contato com o vírus, e sua transmissão acontece da mesma forma que o resfriado. Sua duração geralmente é de 4 a 7 dias, podendo se estender por até duas semanas.

O tratamento pode ser feito com analgésicos, antitérmicos, repouso e hidratação. A melhor maneira de prevenir a doença é higienizando bem as mãos, evitar aglomerações e tomar a vacina anual.

Na tabela abaixo você confere as principais semelhanças e diferenças entre a gripe e o resfriado.

Imagem da notícia.

Comentários