Conferência debate políticas da Assistência Social em Pitanga

Prefeito Maicol Barbosa participa da abertura da Conferência da Assistência Social em Pitanga

Prefeito Maicol Barbosa participa da abertura da Conferência da Assistência Social em Pitanga

A Secretaria Municipal de Ação Social de Pitanga, em parceria com demais órgãos da Assistência Social do município, promoveu, no dia 7 de julho, no Guarani Clube de Campo, a 10ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social, que teve como tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS (Sistema Único da Assistência Social)”.

O evento contou com a presença de inúmeras autoridades e representantes de entidades ligadas ao setor no município, entre eles o deputado federal Sérgio Souza; o prefeito de Pitanga, Maicol Gallegari Barbosa; o vice-prefeito Carlos Brandalise; e o presidente da Câmara de Vereadores, José Veres.

Durante o evento foram debatidos temas como: proteção social não contributiva; a gestão democrática e o controle social; acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços; e a legislação como instrumento para a gestão de compromissos e responsabilidades.

A secretária municipal de Ação Social, Lucinha Camilo, comentou que a conferência é o espaço onde a população tem condição de participar efetivamente do controle social e fortalecer as políticas setoriais com boas propostas e também fortalecendo os programas e projetos de Pitanga.

Atualmente, o município desenvolve diversos projetos na chamada proteção social básica, que contempla o Cras (Centro de Referência da Assistência Social) e o Creas (Centro de Referência em Especialidades da Assistência Social), os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, projetos de proteção social especial e ações que são desenvolvidas de acordo com as necessidades da população, tanto na prevenção, como nas situações de vulnerabilidade.

A secretária destacou que a presença do deputado federal Sérgio Souza na conferência é importante, pois fortalece as propostas elaboradas no evento, ganhando força para as etapas estaduais e nacional. “Ter um representante do Congresso Nacional participando da conferência faz com que ele conheça a nossa realidade e, com isso, lute para mais conquistas para a assistência social”, disse Lucinha Camilo.

Comentários