Fórum de Agroecologia é realizado no IFPR de Ivaiporã

Reunião discute políticas para setor de agroecologia e orgânicos

Reunião discute políticas para setor de agroecologia e orgânicos

O campus de Ivaiporã do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e o Núcleo de Estudos em Agroecologia, em parceria com a Câmara Setorial de Agroecologia e Agricultura Orgânica vinculada ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar do Paraná (Cedraf), e a Comissão Estadual de Produção Orgânica (CPOrg) promoveram na quinta-feira, 22 de junho, no auditório do campus, o 2º Fórum de Agroecologia e produção orgânica do Estado, que teve como público alvo representantes de cerca de 40 organizações públicas e privadas ligadas ao setor.

Participaram da abertura do evento, a professora do IFPR, Gisele Mouro; engenheiro agrônomo da Emater de Ivaiporã, e coordenador estadual de agroecologia, Paulo Henrique Lizareli; secretário da Câmara de Agroecologia, Ivo Melão; e a secretária da Comissão Estadual de Produção Orgânica, Vera Lúcia Ferreira.

O Fórum teve como objetivo discutir assuntos referentes ao setor para avançar a agroecologia e produções orgânicas no Estado. “Queremos aumentar e qualificar o número de produtores, bem como levar informações de pesquisa para termos mais produtos do setor na mesa dos consumidores paranaenses”, afirmou Paulo Lizareli, lembrando que o Paraná é o campeão de produtores certificados no Ministério da Agricultura.

Foram apresentados ainda trabalhos de pesquisa do IFPR com agroecologia na região; discussões dos grupos de trabalho: sementes, regimento interno, políticas de agroecologia; apresentação e discussão sobre o uso de substratos na agricultura familiar.

Imagem da notícia.
Imagem da notícia.