Após militarização, bombeiros de Pitanga também atuarão no atendimento pré-hospitalar

Tenente Venturini comandante do Corpo de Bombeiros de Pitanga

Tenente Venturini comandante do Corpo de Bombeiros de Pitanga

Desde a semana passada, o corpo de Bombeiros de Pitanga já é totalmente militarizado, ou seja, no lugar dos agentes de Defesa Civil, que eram pagos pelo município, começaram a atuar bombeiros militares, que são pagos pelo Governo do Estado. O comandante do quartel dos bombeiros de Pitanga, 2º tenente Matheus Venturini Pivotto, comenta que antes o atendimento era feito pelos agentes, que eram treinados pelos bombeiros militares, para atuar em situações de princípio de incêndio e ações de Defesa Civil. Já com a militarização, os bombeiros são treinados especificamente para esse atendimento.

Venturini comenta que, no plano inicial, não era previsto o atendimento com ambulância e ações de primeiros socorros, mas que isso seria realizado com a supervisão do corpo de bombeiros de Guarapuava e, quando necessário, a guarnição se deslocava até Pitanga. Agora, com a militarização, além do atendimento de combate a incêndios e ações de defesa civil, os bombeiros vão realizar as ações de atendimento pré-hospitalar, como atendimento em acidentes, quedas e traumas, através do SIATE (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência).

Com o processo de militarização concluído, o Corpo de Bombeiros de Pitanga contará com 11 homens, sendo que os bombeiros irão se revezar em três equipes. “Mas a tendência é ampliar o nosso efetivo, pois estamos em um processo de início de trabalho”, ressalta Tenente Venturini.

Entre as ações que o novo comandante pretende desenvolver no município, está a ampliação do quartel, pensando na vinda de mais bombeiros militares, além de melhoria nas estruturas físicas. “Pretendemos também fazer ações junto à comunidade, para que ela possa saber qual a função dos bombeiros e podermos ter seu apoio. Da nossa parte, as portas do quartel estarão sempre abertas para qualquer esclarecimento e estaremos prontos para atender sempre com dedicação, não apenas por parte do comando, mas de todos os bombeiros que atuam aqui”, disse o comandante.

Comentários

Comentários desabilitados para essa notícia