Godoy Moreira comemora aniversário e apresenta conquistas

Amilcar Cabral (presidente do Itcg), Artagão Júnior, José Gonçalves, Argemiro Cruz e Alex Canziani na entrega de mapas descritivos

Amilcar Cabral (presidente do Itcg), Artagão Júnior, José Gonçalves, Argemiro Cruz e Alex Canziani na entrega de mapas descritivos

Contando com a presença do deputado federal Alex Canziani e dos secretários de estado do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior, e de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior, o município de Godoy Moreira promoveu na manhã da sexta-feira, dia 7 de abril, a inauguração do projeto Meu Campinho. A obra foi construída pela empreiteira AC Brotti e custou R$ 323 mil; além do campo de grama sintética, com medidas de 18mx36m, o espaço conta também com um playground e uma academia para a terceira idade. Como parte da solenidade, a prefeitura também fez a entrega de uma viatura Renault Duster para a Polícia Militar, um veículo Citroen Aircross para o Conselho Tutelar e um Fiat Siena para o setor de administração da prefeitura.

As inaugurações e entrega de veículos fizeram parte da programação das comemorações do 28º aniversário de Godoy Moreira.

Regularização de propriedades rurais

Através da parceria com o ITGC (Instituto de Terras, Cartografia e Geo-Ciências), a prefeitura iniciou o processo de regularização de 72 propriedades rurais, cujos agricultores não possuem documentos e escrituras de posse da terra. A falta do documento dificulta, entre outras coisas, o acesso às linhas oficiais de financiamento para custeio e investimento e acesso a programas como Minha Casa Minha Vida Rural.

As famílias receberam mapas, memoriais descritivos e anotação de responsabilidade técnica (ARTs), documentos necessários para que os agricultores, que estão em áreas particulares, iniciem o processo de regularização das terras que ocupam e tenham seus imóveis reconhecidos pelo Estado.

Esta é uma primeira etapa para regularizar as propriedades. Depois, explica o diretor-presidente do Instituto, Amilcar Cabral, serão coletados documentos complementares para dar início ao ajuizamento da Ação de Usucapião Coletivo pela Defensoria Pública do Paraná, que atua em parceria com o ITCG, concedendo a titularidade definitiva das propriedades aos agricultores.

Autoridades ao lado da viatura da Pm

Autoridades ao lado da viatura da Pm

O produtor rural Argemiro Rita da Cruz foi um dos proprietários que recebeu o mapa descritivo de sua área. Morador há 40 anos na região de Água do Milton, ele ficou sem acesso a financiamento desde que seu pai faleceu, pois a terra estava em nome dele e não foi realizado o inventário da propriedade. “Espero que com esse documento possamos ter o acesso aos financiamentos, pois tocar a roça com recursos próprios é muito difícil”, disse o produtor rural.

Nessa semana, os produtores que receberam os mapas descritivos voltam a ter contato com os técnicos do ITGC para dar sequêqncia aos procedimentos para regularização das áreas. Para que eles possam comprovar a propriedade, é importante a apresentação de contratos de compra e venda, escrituras antigas, recibo, comprovante de renda e testemunhas. A expectativa é que dentro de 3 meses toda a documentação esteja reunida e possa ser encaminhada aos cartórios.

Para o prefeito de Godoy Moreira, José Gonçalves, esse projeto é muito importante para os pequenos produtores rurais, pois além formalizar a propriedade da terra, ainda possibilita dignidade aos produtores. “Essa é uma ação interessante, pois há alguns anos esse tipo de trabalho era praticamente impossível e, graças ao apoio das nossas lideranças, estamos conseguindo realizar essa ação”, disse o prefeito.

Meu Campinho é entregue em Godoy Moreira

Meu Campinho é entregue em Godoy Moreira

Ele comentou que, além das inaugurações realizadas, a prefeitura deve, ainda este ano, realizar a reinauguração do Hospital Municipal, a entrega do Centro de Eventos, do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) e das casas do Conjunto Habitacional São Francisco de Assis.

Artagão Júnior comentou que sempre é motivo de alegria estar em Godoy Moreira e frisou que a relação de trabalho em prol do município continua na gestão do prefeito José Gonçalves. “São anos de parceria que tivemos com o ex-prefeito Primis de Oliveira e que continuam com o prefeito Zezinho, pois mais que uma relação política, são anos de conquistas, obras e investimentos em toda a cidade e isso acabou fortalecendo os laços de amizade e carinho”, disse.

O deputado federal Alex Canziani falou da alegria de estar em Godoy Moreira e anunciou que o município será integrante do Consórcio de Asfalto, que reúne vários municípios do Paraná. A entidade está sendo reestruturada com mais equipamentos e poderá fazer recape, além de novas pavimentações. “A boa votação que temos alcançado aqui, nos últimos anos, tem feito com que continuemos a trabalhar em prol do município de Godoy Moreira e isso é reconhecido pela população”, comentou Canziani.

Cinquenta campinhos estão em fase final de construção ou inaugurados no Paraná

O secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior, comentou que estão em construção ou já foram inaugurados cerca de 50 campinhos. “Esse é um projeto que eu trouxe da Alemanha, que em 2006 fez mais de 1,6 mil campinhos de grama sintética em todo o país, como forma de incentivar a prática do futebol, mas também atrelado a um projeto social para que as crianças possam fazer o contraturno escolar”, informou o secretário.

Comentários

Comentários desabilitados para essa notícia